O Estado de S. Paulo

Classe C nacional vira híbrido leve

Nova versão C 200 EQ do sedã Mercedes-Benz traz motor elétrico para auxiliar o novo 1.5 turbo a gasolina

- Igor Macário

O lançamento da linha 2019 do Mercedes-Benz Classe C trouxe boas novidades ao sedã. O modelo montado em Iracemápol­is (SP) ganhou mais tecnologia e visual levemente renovado, além de uma nova versão intermediá­ria, a C 200 EQ Boost, que substitui a antiga C 250 Sport e custa R$ 228.900.

O “sobrenome” se refere ao que há de novo sob o capô. O C 200 tem agora motor 1.5 turbo de quatro cilindros a gasolina com 183 cv. Acoplado a ele, há um propulsor elétrico de 48 V, que entrega 14 cv extras ao conjunto (totalizand­o 197 cv). O torque chega a 34,7 mkgf eentre 3 mil e 4 mil giros. O motor elétrico sozinho é capaz de entregar 16,3 mkgf disponívei­s de forma instantâne­a.

Suavidade. Ao volante, o C 200 EQ Boost é uma agradável surpresa. O 1.5 tem funcioname­nto muito suave e quase não é ouvido da cabine. O sistema trabalha de forma semelhante a um híbrido, mas o motor elétrico não é capaz de levar o carro sozinho, como num Toyota Prius. Ele apenas auxilia o propulsor a gasolina quando o motorista precisa de mais força.

Esse novo recurso da Mercedes-Benz diz a que veio em algumas situações. No trânsito urbano, o sistema atua como um alternador, mas mais poderoso. Com ele, o 1.5 desliga e liga de forma quase imperceptí­vel a cada parada do carro.

Em velocidade­s mais elevadas,

permite que o propulsor seja desligado enquanto o carro aproveita o embalo gerado por um leve declive, por exemplo. O 1.5 religa quando o motorista precisa de força ou freio-motor.

Embora seja difícil perceber o “empurrão” extra dado pelo motor elétrico, o desempenho é bom. De acordo com informaçõe­s da Mercedes-Benz, o sedã C 200 acelera de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos. Além disso, é possível conseguir médias de consumo ao redor dos 12 km/l de gasolina em percurso misto. Nada mau para o carro que pesa cerca de 1,5 tonelada.

 ??  ?? Tecnologia.
Tecnologia.
 ??  ??
 ??  ??
 ?? FOTOS: MERCEDES-BENZ/DIVULGAÇÃO ?? Painel virtual é novidade na linha e de série a partir do novo C 200 EQ
FOTOS: MERCEDES-BENZ/DIVULGAÇÃO Painel virtual é novidade na linha e de série a partir do novo C 200 EQ

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil