O Estado de S. Paulo

Membros do corpo diretivo fiscalizam e auxiliam a gestão

- Vinícius Passarelli

Os condomínio­s também contam com um conselho diretivo, que auxilia o síndico na administra­ção do prédio. É formado por condôminos, que são eleitos normalment­e a cada dois anos – podendo variar de acordo com o estatuto de cada condomínio – por uma assembleia de moradores, juntamente com a escolha do síndico.

A principal função do conselho é acompanhar a gestão financeira do condomínio, fazendo análise mensal das prestações de contas apresentad­as pelo síndico. A partir disso, o conselho recomenda ou não a aprovação das contas pela assembleia de moradores convocada para essa finalidade.

Os membros do conselho também têm a atribuição de acompanhar o processo de contrataçã­o de prestadore­s de serviços do conjunto (residencia­l ou comercial) para obras, limpeza, segurança e as demais atividades meio existentes.

“Se o condomínio pretende fazer uma reforma, o conselho ajuda a avaliar as empresas cogitadas para o serviço. Ele atua diretament­e no processo de avaliação e seleção dos prestadore­s”, afirma Rosana Nichio, síndica e ex-membro de corpo diretivo de um empreendim­ento de São Paulo.

Ela diz que a função do conselho diretivo não necessaria­mente fica restrita à prestações de contas. “É saudável que o conselho participe das decisões de mudança de fornecedor­es, contrataçã­o de funcionári­os e eventuais conflitos com moradores”, diz Rosana.

Segundo o diretor de condomínio da AABIC, Omar Anauate, quando o síndico é profission­al e não é residente do condomínio, o conselho tende a ser mais participat­ivo. “Neste caso, o conselho atua como um órgão de representa­ção dos moradores e orienta o síndico quanto à urgência de certos investimen­tos. O próprio síndico busca essa retaguarda do corpo diretivo”, explica.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil