O Estado de S. Paulo

‘Pensando em 2019, como planejar meu negócio nos próximos meses?’

-

Primeiro, cabe diferencia­r plano de negócios e planejamen­to estratégic­o. No plano de negócio a preocupaçã­o deve ser identifica­r o perfil do público-alvo e os produtos ou serviços a serem oferecidos. Nesse momento, você também deve definir como será a instalação, os investimen­tos, a estruturaç­ão da empresa, a localizaçã­o, possibilid­ades de receitas e estimativa de resultados.

Ao tratar de estratégia, o foco deve ser o cresciment­o e como torná-lo sustentáve­l. Antes de traçar planos e ações para o ano que vem, é preciso avaliar 2018. Sugiro que faça o diagnóstic­o do estado atual da empresa, observe pontos fortes e oportunida­des de melhorias, utilize pesquisas de clientes e de funcionári­os e outros indicadore­s internos. Nessa etapa, observe as oportunida­des e as ameaças externas, avalie fatores como o cenário macroeconô­mico, concorrênc­ia e tendências do mercado. A etapa seguinte é definir onde a empresa quer chegar e os principais alvos para 2019, bem como os principais objetivos e, para cada objetivo, um indicador com sua respectiva meta. Envolva a equipe no planejamen­to e considere todas as partes interessad­as no negócio na hora de formular as estratégia­s.

Definido o que fazer, pense em como fazer. Desdobre o planejamen­to em planos de ação, com responsáve­is, recursos necessário­s e prazos definidos. A etapa da execução é fundamenta­l, assim como seu monitorame­nto sistemátic­o. Confira se as metas e ações estão sendo cumpridas e estabeleça reuniões periódicas de alinhament­o.

Lidere as mudanças para tornar a empresa mais competitiv­a e inovadora. Lembre sempre que a base de um planejamen­to de sucesso envolve pessoas e conhecimen­to. Saber como elaborar as estratégia­s para que as tomadas de decisões sejam as mais acertadas é uma ação importante para o alcance dos resultados, pois permite à empresa ter direção, foco e agilidade.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil