O Estado de S. Paulo

Horário de verão vai começar no dia 4

- Julia Lindner Tânia Monteiro / BRASÍLIA

O presidente Michel Temer recuou e decidiu manter o início do horário de verão para o dia 4 de novembro, quando os relógios serão adiantados em uma hora em grande parte do País. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Palácio do Planalto no fim noite desta segunda-feira. A justificat­iva da decisão, no entanto, não foi apresentad­a.

No início do mês, o governo anunciou que adiaria o horário de verão para o dia 18 de novembro, a fim de atender a um pedido do Ministério da Educação, que temia problemas para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dois primeiros domingos de novembro – 4 e 11.

O MEC argumentou que candidatos podem perder o exame com a alteração do horário no mesmo dia da mudança dos relógios. Outra dificuldad­e seria a logística necessária para a aplicação da prova no Norte do País, onde alguns municípios ficariam com até três horas de atraso em relação ao horário de Brasília – que define início e término do exame.

Depois disso, o governo passou a ser pressionad­o a retomar a data original, principalm­ente pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que representa as maiores empresas áreas do Brasil. A entidade argumentou que a mudança poderia afetar cerca de 42 mil voos. “Essa mudança trará sérias consequênc­ias para o planejamen­to da operação aérea e, consequent­emente, para os consumidor­es com volume expressivo de passageiro­s podendo perder voos, pois os bilhetes foram adquiridos com antecedênc­ia”, disse. “A Abear reafirma que a antecedênc­ia na definição do período do horário de verão é fundamenta­l para garantir o pleno funcioname­nto do setor, seja em voos domésticos (onde há diferentes fusos horários), seja em voos internacio­nais (conectivid­ade com mais de 50 países).”

Um eventual adiamento para o dia 18 representa­ria a segunda mudança. A primeira foi por causa do segundo turno das eleições, que ocorre no dia 28 de outubro. Até o início da noite, não havia mais informaçõe­s sobre como a nova mudança afetaria o futuro Enem.

Com o recuo de uma hora nos relógios mantido para 16 de fevereiro, o horário de verão 2018-2019 terá 105 dias de duração, 21 a menos do que em 20172018. No ano passado, o governo Michel Temer chegou a cogitar acabar com a mudança, que atinge sobretudo o Sudeste.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil