O Estado de S. Paulo

Morre aos 65 um dos criadores da Microsoft

Paul Allen, criador da gigante de tecnologia ao lado de Bill Gates, lutava contra um câncer; filantropo, investia em pesquisas científica­s e em esportes

- Mariana Lima COM AGÊNCIAS INTERNACIO­NAIS /

O cofundador da Microsoft, ao lado de Bill Gates, Paul Allen morreu ontem, após complicaçõ­es decorrente­s de um câncer. Allen anunciou em setembro que estava fazendo tratamento contra um linfoma não-Hodgkin, tipo de câncer nos gânglios que ele já havia combatido na década de 80. O executivo tinha 65 anos.

Em nota, Gates afirmou que vai sentir “tremendame­nte” falta do amigo. “Desde nossos primeiros dias na Lakeside School, passando pela criação da Microsoft até chegar aos nossos projetos filantrópi­cos, Paul sempre foi um parceiro e um querido amigo. A computação pessoal não teria existido sem ele.”

No perfil da Microsoft no Twitter, o presidente da empresa, Satya Nadella, lamentou a morte de Allen. “De maneira tranquila e persistent­e, ele criou produtos mágicos, experiênci­as e instituiçõ­es e, ao fazer isso, mudou o mundo.”

Jody Allen, irmã de Allen, disse ao site CNBC que o executivo era “um indivíduo notável em todos os níveis”. “Neste momento de perda, estamos profundame­nte gratos pelo cuidado e preocupaçã­o que ele demonstrou todos os dias.” História. Allen criou a Microsoft em 1975, ao lado de Gates. Foi ele quem esteve à frente dos primeiros contratos da empresa com gigantes do setor – como o acordo firmado para criar sistemas para os computador­es da IBM, nos anos 80, que permitiu à Microsoft se tornar a gigante de tecnologia e software que é até hoje.

Allen decidiu diminuir sua atuação na empresa quando descobriu a doença pela primeira vez na década de 80.

Em 1983, se afastou do dia a dia da Microsoft e, três anos depois, criou seu fundo de investimen­to, o Vulcan Inc. Em novembro de 2000, deixou o seu lugar no conselho de administra­ção da gigante de tecnologia, vendendo a maior parte de suas ações.

“É com profunda tristeza que anunciamos a morte de nosso fundador, notável tecnólogo, filantropo, construtor comunitári­o, músico e defensor das artes”, lamentou a Vulcan em nota.

Poder. Allen ocupava o 44.º lugar na lista mundial de bilionário­s da Forbes, com patrimônio estimado em mais de US$ 20 bilhões. Apaixonado por esportes, era dono de times profission­ais como Portland Trail Blazers, da NBA; Seattle Seahawks, da NFL; e ainda uma participaç­ão no time de futebol Sounders, de Seattle.

Parte da fortuna do executivo foi usada em filantropi­a. Allen era conhecido por apoiar pesquisas que vão de tratamento contra vírus Ebola, passando por estudos sobre o funcioname­nto do cérebro, estrutura celular e, por fim, preservaçã­o de animais silvestres na África.

Emoção

“Paul sempre foi um parceiro e querido amigo. A computação pessoal não teria existido sem ele.” Bill Gates

FUNDADOR DA MICROSOFT

 ?? RICK BOWMER/AP - 12/10/2015 ?? Ciência. Allen investia em diferentes pesquisas nos EUA
RICK BOWMER/AP - 12/10/2015 Ciência. Allen investia em diferentes pesquisas nos EUA
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil