O Estado de S. Paulo

Haddad sugere Cortella para a Educação

- / MARCELO OSAKABE, PAULO BERALDO e RENATA CAFARDO

O candidato do PT à Presidênci­a da República, Fernando Haddad, postou ontem uma mensagem em seu perfil no Twitter sugerindo o nome do filósofo Mario Sergio Cortella para o Ministério da Educação. Segundo o Estado apurou, Haddad e Cortella se falaram anteontem sobre a pasta. De acordo com interlocut­ores, houve receptivid­ade e ambos ficaram de conversar novamente para confirmar o convite nos próximos dias.

“Sou amigo do Mario Sergio Cortella há anos. Ele acompanhou meu trabalho como ministro e há muito tempo digo que ele deveria pensar em ocupar o Ministério da Educação. Quero montar a equipe dos melhores”, escreveu o presidenci­ável.

Apesar de conhecido pelos best-sellers que transforma­m a filosofia em lições de vida, parte da trajetória de Cortella está ligada à educação no PT. O filósofo foi secretário municipal da educação no início dos anos 1990, na gestão da ex-prefeita Luiza Erundina, em São Paulo, filiada ao PT na época. Ajudou a concretiza­r o projeto de seu antecessor no cargo e orientador de doutorado, o educador Paulo Freire, que queria uma escola pública com gestão democrátic­a e que estimulass­e a curiosidad­e crítica dos estudantes.

O programa de governo de Jair Bolsonaro (PSL) menciona que pretende “expurgar a ideologia de Paulo Freire”, considerad­o por ele “doutrinado­r” das ideias de esquerda nas escolas.

 ??  ?? Filósofo. Cortella já falou com Haddad
Filósofo. Cortella já falou com Haddad

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil