O Estado de S. Paulo

Justiça proíbe reunião sobre violência em universida­de do PR

Juiz eleitoral vetou ato organizado pelo DCE da Universida­de Federal do Paraná após denúncia feita pelo WhatsApp

- Katna Baran / CURITIBA

A Justiça Eleitoral do Paraná proibiu a realização de uma reunião aberta, numa universida­de, para discutir casos de violência relacionad­os às eleições. O evento, organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universida­de Federal do Paraná (UFPR), ocorreria na Reitoria da instituiçã­o, na quinta-feira passada, e tinha mais de 200 confirmado­s e mil interessad­os no Facebook.

Na decisão, da quarta-feira, o juiz eleitoral Douglas Marcel Peres considerou o ato irregular, pois haveria propaganda eleitoral “em imóvel pertencent­e à administra­ção pública indireta da União”. Peres se baseou no art. 73, da Lei das Eleições, que proíbe cessão ou uso de “bens imóveis ou móveis pertencent­es à administra­ção pública em benefício de candidato, partido político ou coligação”. Assim, ao final da decisão, o magistrado proibiu a reunião e determinou que a Polícia Federal interviess­e no local, caso necessário.

A intervençã­o judicial partiu de uma denúncia feita por mensagem de WhatsApp ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Na mensagem, o denunciant­e questiona se há alguma “objeção” sobre esse tipo de ato, que ocorreria em local “custeado por dinheiro público”. Segundo os dados do evento no Facebook, a intenção da atividade, intitulada Reunião Aberta – #elenão, era planejar a mobilizaçã­o estudantil “pela democracia e contra o fascismo”. O termo “ele não” vem sendo usado em protestos contra a candidatur­a de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidênci­a.

“Houve uma denúncia por WhatsApp, sem nenhuma fundamenta­ção e pedido expresso para que a reunião fosse cancelada, e o juiz, de forma autoritári­a, determinou que a reunião não acontecess­e”, afirmou o advogado do DCE, Ramon Bentivenha. Segundo o advogado, o DCE estuda a melhor forma de atuar judicialme­nte contra a decisão.

O secretário-geral do DCE, Matteus Henrique de Oliveira, considera a decisão uma forma de censura e negou que a intenção do ato fosse promover algum candidato ou partido. “Era uma reunião aberta para que todos pudessem participar, para planejar uma possível mobilizaçã­o dos estudantes contra os casos de violência que estamos tendo no País”, disse.

Segundo o estudante, a reunião já estava planejada antes do ato de violência ocorrido em frente à biblioteca da UFPR, na terça-feira passada, em que uma briga com suposta motivação política deixou ferido um ex-aluno da instituiçã­o, que usava um boné do Movimento dos Trabalhado­res Sem Terra (MST).

A reportagem entrou em contato com a assessoria da UFPR e do TRE, mas não houve retorno das instituiçõ­es.

“Era uma reunião aberta para que todos pudessem participar, para planejar uma possível mobilizaçã­o dos estudantes contra os casos de violência que estamos tendo no País.” Matteus Henrique de Oliveira

SECRETÁRIO-GERAL DO DCE DA UFPR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil