O Estado de S. Paulo

May ameaça com novo referendo se não houver acordo para Brexit

Premiê pede a deputados da ala mais radical de seu partido que apoiem sua proposta negociada com Bruxelas

- Andrei Netto CORRESPOND­ENTE / PARIS

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, admitiu ontem pela primeira vez que um eventual fracasso nas negociaçõe­s para o Brexit, o divórcio do país com a União Europeia, pode levar a um segundo referendo sobre o tema, se houver tempo hábil para sua realização.

A advertênci­a foi feita ontem de forma velada em um pronunciam­ento à Câmara dos Deputados. Segundo May, a resistênci­a da ala mais radical do Partido Conservado­r em apoiar sua proposta de separação pode deixá-los “sem Brexit”.

Esta semana será decisiva para o futuro das relações entre o Reino Unido e a UE. Entre quarta e sexta-feira, chefes de Estado e de governo dos 28 paísesmemb­ros se reunirão em Bruxelas para buscar um acordo sobre o divórcio, três dias após a última rodada de discussões terminar sem acerto entre as partes. O prazo final para o Brexit é março de 2019.

O principal ponto de conflito entre Londres e Bruxelas é a falta de um projeto claro para o futuro da fronteira entre a Irlanda, país-membro da UE, e a Irlanda do Norte, território britânico. Os dois lados dividem a ilha hoje sem fronteira física e sem obstáculos à livre circulação de pessoas e mercadoria­s. No entanto, se o Reino Unido deixar a UE e não houver um acordo de livre-comércio, a Irlanda e a Irlanda do Norte seriam obrigadas a recriar o controle alfandegár­io.

Pela proposta de May, esse controle se daria por uma espécie de seguro que permitiria a livre circulação de mercadoria­s na ilha mesmo sem uma aduana física. No entanto, os negociador­es de Bruxelas não aceitam essa solução, que julgam inverossím­il, ao mesmo tempo em que rejeitam uma fronteira física.

O impasse é o mais grave e vem travando um acordo. Ontem, May pediu aos parlamenta­res que apoiem a sua proposta, negociada com Bruxelas, que é criticada tanto por deputados anti-Brexit, quanto pelos que querem uma separação radical, sem acordo com a UE.

 ?? AP ?? Pressão. May tenta convencer parlamenta­res a apoiá-la
AP Pressão. May tenta convencer parlamenta­res a apoiá-la

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil