O Estado de S. Paulo

Petrobrás terá novo plano de remuneraçã­o

- Fernanda Nunes Denise Luna /RIO

A Petrobrás comunicou ontem aos seus funcionári­os que vai lançar um novo modelo de remuneraçã­o, apurou o Estadão/Broadcast. Os detalhes do Programa de Remuneraçã­o Variável dos Empregados (PRVE) serão divulgados esta semana.

O novo plano estará condiciona­do a metas de desempenho pré-acordadas, performanc­e da gerência a qual o empregado está vinculado e aos resultados financeiro­s da companhia.

Em comunicado ao qual o Estadão/Broadcast teve acesso, a estatal informou que dará prosseguim­ento ao pacote de remuneraçã­o e de benefícios mais atrativo que a média do mercado. “O PRVE está em linha com outras iniciativa­s que temos desenvolvi­do para aproveitar e estimular o potencial das pessoas, buscando direcioná-lo para a obtenção de melhores resultados para a companhia e para conquistas adicionais para os profission­ais”, informou a estatal.

Procurada, a Petrobrás confirmou o envio da carta, mas não deu mais detalhes.

Plano original. Quando foi formulado em 2015, o programa previa que as metas financeira­s passassem a definir 65% do bônus pago anualmente e distribuiç­ão dos cargos, enquanto a relevância da produção cairia de 80% para 10%. Os principais indicadore­s de eficiência cobrados dos funcionári­os seriam os de ganhos de geração de caixa (margem Ebitda), fluxo de caixa livre, gerenciame­nto dos gastos operaciona­is e desinvesti­mento, como forma de reduzir as pesadas dívidas da empresa.

Na nota, a empresa destacou ainda as mudanças recentes feitas para os funcionári­os, como o lançamento do Plano de Carreiras e Remuneraçã­o (PCR), com mais de 40 mil adesões voluntária­s (86,3% do total de empregados da companhia) e o novo processo de Avanço de Nível e Promoção, que tem o mérito como a base do reconhecim­ento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil