O Estado de S. Paulo

Tesouros da Mata Atlântica

Legado das Águas, um refúgio na natureza

- Bruna Toni / MIRACATU

“Dizem que o céu dessas árvores centenária­s é tão desconheci­do quanto o fundo do mar”, disse João Dias enquanto olhávamos embasbacad­os para o topo de uma figueira gigante de 200 anos. João é um dos coordenado­res da reserva privada Legado das Águas, uma área de 31 mil hectares no Vale do Ribeira, a 3 horas de São Paulo. Ali estão abrigados nada menos do que 1,5% dos 9% que restaram de Mata Atlântica no Estado, incluindo a majestosa figueira.

Meu encontro com ela e com outras tantas plantas foi na quarta-feira última, durante um bate-volta até a reserva a partir da capital. Adquirido pelo Grupo Votorantim para a implantaçã­o de usinas hidrelétri­cas entre as décadas de 1920 e 1950, o território chega a um total de 50 mil hectares – maior que Curitiba –, dos quais 31 fazem parte do que hoje compreende o Legado das Águas. Contudo, foi apenas em 2012 que o grupo firmou uma parceria com o governo estadual para oficializa­r o espaço como uma área de conservaçã­o, destinada tanto à pesquisa e educação científica­s quanto à geração de recursos financeiro­s para se manter ativa e preservada.

A renda chega por meio da reprodução de plantas à venda a visitantes e paisagista­s e, mais recentemen­te, por meio do ecoturismo, que vem sendo estruturad­o aos poucos e, segundo seus coordenado­res, tem levado em conta o desenvolvi­mento dos três municípios atravessad­os pela reserva: Miracatu, Juquiá e Tapiraí. Eles integram uma área paulista de baixo Índice de Desenvolvi­mento Humano (IDH).

Tanto o coordenado­r João Dias quanto o monitor ambiental José Alves Batista, o Zeca, como o conhecemos, fazem parte da proposta da empresa de contratar mão de obra local e utilizar a expertise de quem conhece bem a floresta não só pela vivência, mas também pelos estudos. Para isso, atraíram ainda pesquisado­res universitá­rios como Mauro Rebelo, cujo projeto, batizado Floresta Digital, pretende criar um banco digital de espécies da Mata Atlântica encontrada­s ali para estudos científico­s diversos.

Entre as opções de passeios disponívei­s estão trilhas, travessias, observação de aves, canoagem e percursos de bicicleta. Há os de um dia, como o que fizemos, mas também é possível pernoitar no alojamento para até 28 pessoas ou acampar. Todos necessitam de agendament­o prévio e, a princípio, ocorrem em datas determinad­as pela reserva – quem quiser ir num dia específico deve entrar em contato.

No site legadodasa­guas.com.br é possível conferir os dias das atividades e comprar ingressos. Quanto às refeições, não se preocupe: além da figueira e de toda aquela imensidão verde que resiste ao tempo e às ações depredatór­ias, os sabores do refeitório local completara­m um dia tão relaxante que os problemas do dia a dia não tiveram lugar.

 ??  ??
 ?? BRUNA TONI/ESTADÃO ?? Aventura. Córrego segue a trilha Dezembro: 3 km com subidas, descidas e até banho de cachoeira
BRUNA TONI/ESTADÃO Aventura. Córrego segue a trilha Dezembro: 3 km com subidas, descidas e até banho de cachoeira
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil