O Estado de S. Paulo

Gastronomi­a

-

É inegável: gastronomi­a e turismo caminham juntos. Em cruzeiros não é diferente: no Symphony, são 20 restaurant­es com opções que vão das clássicas hamburguer­ias à cozinha molecular. Naqueles onde parei para fazer uma boquinha, incluindo os restaurant­es centrais onde são servidos almoços e jantares a todos os hóspedes diariament­e, saí bastante satisfeita.

O mais marcante foi o Wonderland, restaurant­e inspirado no universo de Alice no País

das Maravilhas, obra-prima do escritor Lewis Carroll. Ele não é exatamente uma novidade para quem já esteve em outros navios da Royal Caribbean. Para quem nunca foi, porém, será uma experiênci­a especial, a começar pelo cardápio baseado na dieta molecular, em que a textura e os sabores ganham caracterís­ticas tão peculiares quanto a apresentaç­ão criativa dos pratos.

Antes de começar a degustar, a diversão foi curtir o ambiente. Cadeiras, mesas, talheres, pratos: tudo é mágico, colorido, geometrica­mente diferente e remete a personagen­s e cenários da história – eu, por exemplo, sentei numa poltrona de coelho. O menu é uma atração por si só: logo depois de se acomodar, um garçom caracteriz­ado chega para explicar que é preciso molhar o pincel no potinho com água e pintar o quadro que está posicionad­o à frente de cada um de nós. Pincelada para lá, pincelada para cá, as opções de pratos vão surgindo como mágica.

Pensa que acabaram as surpresas? Os pratos são divididos em seis categorias: vento (as entradinha­s), gelo, fogo, mar, Terra e sonhos (que correspond­em, muito providenci­almente, às sobremesas).

Entre os pratos diferentõe­s que chegaram à nossa mesa, chamaram a atenção o líquido de lagosta – o gosto é mais agradável do que a ideia, juro –; o cone de gaspacho com coentro e creme de abacate no topo; e o globo de chocolate que, quando perfurado por uma calda quente, se desfaz deliciosam­ente. O menu completo está disponível em bit.ly/menuwonder­land.

Frutos do mar ou comida mexicana?

Entre as novidades gastronômi­cas estão o Hooked e o El Loco Fresh. O primeiro restaurant­e está localizado na proa do navio e é dedicado às delícias com frutos do mar. A decoração é marítima, com cores leves e janelas com vista para o oceano e, no centro, há um balcão onde são servidas ostras frescas. Mais jovial e descolado, o El Loco é ao ar livre e tem cardápio mexicano – preste atenção ao número de temperos disponívei­s para dar um upgrade no seu taco.

O navio conta também com unidades do japonês Izumi Hibachi and Sushi, do italiano Jamie’s Italian, do Park Café e do Starbucks e do Bionic Bar, onde o drinque é preparado por bartenders robôs – demora muito mais para ficar pronto e não serve bebidas tão incríveis assim, mas é divertido assistir ao processo.

 ?? BRUNA TONI/ESTADÃO ?? Maravilhas. Restaurant­e Wonderland é inspirado no universo de ‘Alice’
BRUNA TONI/ESTADÃO Maravilhas. Restaurant­e Wonderland é inspirado no universo de ‘Alice’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil