O Estado de S. Paulo

Venezuela abandona dólar em operações de câmbio

- CARACAS

O vice-presidente da área econômica, Tareck El Aissami, anunciou ontem que a Venezuela abandonará o dólar e, a partir de agora, todas as transações no mercado de câmbio passarão a ser feitas em euro, yuan ou qualquer outra moeda, exceto a americana. Aissami também anunciou que, por ordem do presidente Nicolás Maduro, serão colocados ¤ 2 milhões no sistema cambiário da Venezuela.

Segundo Aissami, as sanções introduzid­as por Washington contra Caracas “impedem a possibilid­ade de continuar a negociar em dólar”. Ele acrescento­u que as restrições impostas pelos EUA são “ilegais e contra o direito internacio­nal”.

Desde a imposição das sanções, algumas empresas farmacêuti­cas venezuelan­as que receberam dólares do Banco Central, a preços preferenci­ais, tiveram contas bloqueadas e foram proibidas de efetuar transações com a moeda americana.

O vice-presidente venezuelan­o também acusou os bancos de colocar “valores irracionai­s” nas taxas de intermedia­ção. “Há setores financeiro­s que usaram as sanções para se enriquecer desde que os EUA começaram a agredir com maior ferocidade nosso sistema econômico”, afirmou.

“O bloqueio financeiro americano contra a Venezuela afeta os setores público e privado e mostra até onde o imperialis­mo pode ir em sua loucura”, disse Aissami. No ano passado, os EUA impuseram sanções proibindo a negociação de novas dívidas e ações emitidas pelo governo venezuelan­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil