O Estado de S. Paulo

Trem expresso para Cumbica vence em conforto.

Sobrou espaço para malas no trem rápido até o aeroporto; viagem demora 35 minutos

- Bruno Ribeiro

O trem expresso que sai da Estação da Luz, no centro da capital paulista, para o Aeroporto Internacio­nal de São Paulo, em Guarulhos, começou a funcionar ontem e se mostrou a alternativ­a mais confortáve­l para quem deseja chegar ao terminal pelo transporte sobre trilhos. Terceira forma de acesso ao aeroporto aberta este ano, o trem com tarifa mais cara e sem paradas entre estações atraiu apenas quem viajaria – o que resultou em uma composição vazia, com espaço de sobra para as malas.

O trem, que recebeu da Companhia Paulista de Trens Metropolit­anos (CPTM) o nome de Airport Express, tem horários predetermi­nados de saída tanto da Luz quanto da Estação Aeroporto-Guarulhos. Comparado com o outro serviço da CPTM aberto este mês, o Connect, que faz a mesma ligação, mas partindo da Estação Brás, o Airport Express tem vantagens.

A primeira é que é mais fácil para moradores das zonas sul e oeste chegarem à Luz do que ao Brás, uma vez que a primeira é integrada às Linhas 1-Azul e 4Amarela do Metrô – o Brás só é conectado à Linha 3-Vermelha. Além disso, a Linha 3 é a mais cheia do sistema e transitar por lá com malas, em hora de pico, não é tarefa simples.

Outra vantagem do Airport Express é que os trens são menos cheios. A Linha 13-Jade da

CPTM, que funciona como “mãe” dos serviços Connect e Airport Express (ambos são trens especiais que funcionam nesse ramal e demoram 35 minutos por viagem), foi pensada pelo governo do Estado não só como uma ligação para o aeroporto, mas também como linha para mitigar a falta de transporte público da região mais populosa da cidade, a zona leste. Ao criar um serviço expresso (sem paradas), a CPTM buscou uma alternativ­a atrativa apenas para quem vai ao aeroporto. O Connect, por exemplo, é usado como “atalho” para a zona leste, e quem está com malas tem menos espaço para circular.

Por outro lado, há uma desvantage­m: o preço. O Airport Express custa R$ 8. A esse preço, é preciso acrescenta­r R$ 4 do Metrô. Em todas as opções de acesso a Cumbica, ao chegar à Estação Aeroporto, é preciso reservar ainda cerca de 20 minutos para o ônibus gratuito que conecta o terminal 1 ao 2 e ao 3. Reações. Quem testou o serviço ontem elogiou a limpeza e a sinalizaçã­o. “Estive em uma viagem na Itália e conhecemos todas as cidades de trem. Este aqui é muito parecido. É bom ter um serviço assim, limpo, prático, oferecido pelo Estado”, disse a aposentada Maria de Fátima Cançado, de 64 anos, que vive em Fortaleza e veio a São Paulo visitar a irmã Ana Cançado, filósofa de 55 anos.

Com viagem de volta marcada para ontem, ela soube da estreia do serviço pela TV e apressou a arrumação das malas para pegar o das 14 horas. “É um passeio bacana, conhecer o centro”, diz Maria de Fátima, ao listar locais como o Teatro Municipal, o Mosteiro de São Bento, o Farol Santander e o Mercadão, que ficam próximos da Estação da Luz, onde embarcaram. Já Ana preferiu elogiar o trem, do tipo “salão único”, sem divisão entre os vagões.

A CPTM comprou oito trens especiais, com bagageiro, para circular nas opções de conexão com o aeroporto. As composiçõe­s só têm entrega prevista para novembro do ano que vem. Até lá, os trajetos são feitos por trens comuns, idênticos aos que circulam nas outras linhas.

 ??  ??
 ?? BRUNO ROCHA/FOTOARENA ?? Público. Sem paradas, composição recebeu só quem tinha voo marcado; passageiro paga mais, só que elogia a praticidad­e
BRUNO ROCHA/FOTOARENA Público. Sem paradas, composição recebeu só quem tinha voo marcado; passageiro paga mais, só que elogia a praticidad­e

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil