O Estado de S. Paulo

Assim nasce um F1

-

O projeto de um novo carro de Fórmula 1 começa 18 meses antes do início da temporada que ele irá disputar. Após seis meses de desenvolvi­mento em computador e testes virtuais, os primeiros componente­s estão prontos para serem produzidos em impressora­s 3D.

A próxima fase é testá-los em máquinas semelhante­s às encontrada­s em laboratóri­os de análises clínicas. Ali, são feitos testes de raio X e tomografia­s, capazes de detectar qualquer falha interna. Oito meses antes de ir para a pista, começam os testes em túnel de vento. Para isso, a Renault produz o carro já nas formas finais, mas em escala de 60%.

Nessa etapa, para conter custos, os testes aerodinâmi­cos em túnel de vento são limitados (e acompanhad­os remotament­e) pela FIA. Outra peculiarid­ade é que, além do vento frontal, esse túnel de vento tem piso que “corre” sob o carro, para simular o efeito aerodinâmi­co imposto ao modelo em altas velocidade­s.

TESTES REAIS

A próxima etapa é fazer o carro com as proporções reais, e partir para as simulações em pistas, mas ainda sem sair da fábrica. Para isso, o protótipo é colocado sobre uma plataforma com sete atuadores hidráulico­s capazes de subir e descer simulando as imperfeiçõ­es do piso dos circuitos ao redor do mundo. Dessa forma, é possível replicar em Enstone os esforços a que o carro será submetido, seja em uma corrida em ruas, como Mônaco, ou pistas como Interlagos.

Assim como nas pistas, todo o processo de produção corre contra o tempo, já que o primeiro carro deve estar pronto logo após o Natal. Esse prazo é suficiente para participar dos testes de pré-temporada.

Em janeiro, tudo é enviado de navio, a tempo de começar uma nova temporada, na Austrália, em março. E quando for dada a largada, um time de especialis­tas de diversas áreas, como aerodinâmi­ca, desempenho e estrategis­tas de corrida, vai estar na sala de controle, em Enstone, avaliando cada detalhe do comportame­nto dos dois carros na pista, e em linha direta com a equipe de box.

Enstone pode não ser mais um local de extração de pedras, como no passado. Mas ainda é uma pedreira. H.P.

 ??  ?? Os testes em túnel de vento são feitos com um modelo em escala reduzida. Os motores (D) vêm da França
Os testes em túnel de vento são feitos com um modelo em escala reduzida. Os motores (D) vêm da França
 ??  ?? Para fazer um escapament­o, são necessário­s dois dias e meio
Para fazer um escapament­o, são necessário­s dois dias e meio
 ??  ?? Os projetos começam 18 meses antes do início da temporada
Os projetos começam 18 meses antes do início da temporada
 ??  ?? Durante as corridas, os dois carros são monitorado­s da fábrica
Durante as corridas, os dois carros são monitorado­s da fábrica
 ?? FOTOS: RENAULT SPORT RACING/DIVULGAÇÃO ??
FOTOS: RENAULT SPORT RACING/DIVULGAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil