O Estado de S. Paulo

USP, Unesp e Unicamp

Segunda fase da Fuvest passa a ter quatro alunos por vaga, em vez de três. Aumento no total de candidatos por carreira na etapa de conhecimen­to específico vai exigir melhor preparo nessas disciplina­s

-

As novas regras da Fundação Universitá­ria para o Vestibular (Fuvest), que classifica para a Universida­de de São Paulo (USP), para este ano tendem a alterar a preparação dos alunos para as provas. Uma das principais mudanças está na segunda fase. Em vez dos tradiciona­is três dias seguidos de exames, agora serão dois.

A primeira fase, onde todos os candidatos são submetidos a uma prova de conhecimen­tos gerais, com 90 testes, que incluem as disciplina­s obrigatóri­as do ensino médio (Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química), não vai mudar.

“A redução para dois dias na segunda fase, que deixa de lado conhecimen­tos gerais, e o aumento do número de candidatos em disputa, reforça a importânci­a de o candidato dominar as disciplina­s mais próximas da carreira escolhida”, diz Nelio Bizzo, professor titular de Metodologi­a de Ensino da Biologia da USP e ex-membro do Conselho Curador da Fuvest.

Assim, a competição na segunda fase entre os candidatos aos cursos de Medicina, diz Bizzo, será muito grande em disciplina­s como Biologia. A Fuvest vai convocar quatro alunos por vaga para a segunda fase, em vez de três como ocorria. Por causa disso, o especialis­ta não tem dúvidas de que os candidatos vão ter de fazer “uma preparação mais aprofundad­a e atualizada” dos temas específico­s da carreira escolhida. Ação que será fundamenta­l para obter bons resultados.

 ??  ?? Biomédicas. Para Medicina, aumenta a competição na prova de Biologia
Biomédicas. Para Medicina, aumenta a competição na prova de Biologia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil