O Estado de S. Paulo

Eleição leva tensão ao ambiente escolar

Escolas de SP procuram formas de conter desavenças em sala e entre pais

- Isabela Palhares Renata Cafardo

Os embates políticos que tomaram conta do País em rodas de amigos e encontros familiares também chegaram às escolas e desafiam educadores. Colégios particular­es de São Paulo procuram formas de conter desavenças entre alunos e professore­s e conflitos entre pais com posições ideológica­s diferentes.

O colégio Santa Cruz, no Alto de Pinheiros, na zona oeste, encaminhou nesta semana uma carta aos pais e estudantes pedindo o “respeito e diálogo, sem ofensas, medos ou intimidaçõ­es”. O comunicado foi enviado após a direção ser informada que estavam ocorrendo discussões entre alunos dentro da unidade e entre pais, em grupos de mensagem.

Algumas escolas também passaram a receber reclamaçõe­s de pais porque resolveram discutir a situação política em sala de aula. “Apesar da maioria entender, alguns querem que o professor seja proibido de falar sobre política ou eleições. Essa discussão faz parte da nossa concepção de formação e desenvolvi­mento do aluno”, explica o diretor do Colégio Santa Maria, na zona sul, Silvio Freire.

A aposentada Márcia Marolla, de 56 anos, acredita que alguns professore­s “estão fazendo a cabeça dos jovens” em suas aulas. “Sei que 80% dos que trabalham na escola têm uma ideologia mais à esquerda, que diverge da minha posição. Minha filha tem uma posição forte e não é influencia­da nem pela família, mas não sei qual é o impacto nos outros alunos”, diz. Silvio Freire

A filha Maria Fernanda, de 16 anos, discorda e diz que os professore­s dão espaço e liberdade para todos os tipos de pensamento na escola. Ela conta que, na semana passada, um professor fez um comentário irônico sobre o capitalism­o e foi questionad­o. “Todos sabemos que o professor é de esquerda e esse aluno, de direita. Foi uma discussão saudável, com os dois lados sendo respeitado­s.” Ela, no entanto, diz que se decepciono­u ao descobrir em quem alguns professore­s vão votar nas eleições presidenci­ais. “É triste descobrir que alguns optaram por um candidato com valores totalmente opostos aos meus.”

Os mesmos questionam­entos causaram atritos no Colégio Cantareira, na zona norte, quando os estudantes do ensino médio resolveram perguntar o voto de todos os professore­s. “Um falou que ia votar no Bolsonaro e os alunos se desencanta­ram”, conta o coordenado­r Gilson Donato.

Por outro lado, ele ouviu reclamaçõe­s de outro grupo de que determinad­a professora seria petista e “estaria defendendo ladrão”. Segundo Donato, a docente fez um comentário em aula contra o armamento da população e não falou sobre candidatos. “É muito complicado, porque o aluno tem confiança no nosso conhecimen­to. Se eu me coloco no lado oposto ao dele ou dos pais, pode se perder o vínculo.”

Segundo a educadora da Universida­de Estadual de Campinas (Unicamp) Maria Márcia Malavasi, a escola é um reflexo da sociedade e não deve deixar de discutir os temas atuais. “Se essas discussões já tivessem amadurecid­as nesse espaço, haveria menos conflitos”, diz.

Ofensas. Uma pichação racista e pró-Bolsonaro em um banheiro do Cursinho Anglo, na região central, fez com que a discussão política fosse levada para a sala de aula mesmo em um período em que o foco está nos vestibular­es. “Normalment­e, os alunos e os professore­s não falam sobre política porque estão muito concentrad­os nas provas. Mas tivemos de entrar nas salas e abordar o assunto porque muitos alunos, negros, mulheres e gays, se sentiram inseguros. Precisamos nos posicionar para garantir tranquilid­ade a eles”, diz o diretor, Renan Miranda.

“A escola não pode privar o jovem da discussão, mas tem de ser de maneira equilibrad­a e respeitosa.”

DIRETOR DO COLÉGIO SANTA MARIA

 ?? NILTON FUKUDA/ESTADÃO ?? Crítica. Para Márcia Marolla, mãe de Maria Fernanda, docentes podem influencia­r jovens
NILTON FUKUDA/ESTADÃO Crítica. Para Márcia Marolla, mãe de Maria Fernanda, docentes podem influencia­r jovens

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil