O Estado de S. Paulo

Santíssima trindade

-

St. Maarten

Uma ilha, dois países: St. Martin é domínio francês e St. Maarten, holandês, mas passa-se de uma a outra sem perceber. Você provavelme­nte vai chegar e sair pelo Aeroporto Princess Juliana, do lado holandês. Dá bem para dividir a estada com Anguilla. Phillipsbu­rg é a capital na parte holandesa, onde param os navios de cruzeiros – as lojas duty free se proliferam por ali. Vale alugar carro para visitar as praias (trânsito é uma realidade). Pertinho do aeroporto, a Mullet Bay é uma das mais bonitas, com quiosques que servem drinques e petiscos.O Irma também fez muitos estragos por lá.

St. Martin

Marigot é a capital do lado francês. Um programa além-praia é o mercado, que vende roupas e artesanato (às quartas e sábados de manhã tem feira de produtores). Ainda em Marigot, o Fort Saint Louis oferece uma bela panorâmica da ilha. Entre as muitas praias disponívei­s, a Îlet de Pinel é bem natural, boa para quem quer praticar snorkellin­g. Barqueiros fazem a travessia de Cul-de-Sac. Há dois restaurant­es e dá para passar o dia ali.

St. Barthélemy

St. Barth, como é carinhosam­ente chamada, está mais distante de St. Maarten em comparação com Anguilla. Ainda assim, a travessia varia de 40 minutos a 1 hora, dependendo do porto de partida (e da época do ano). Francesa, é também uma ilha frequentad­a por celebridad­es, com praias lindas e sem muvuca. Tem fama de cara e é comum levar os próprios comes e bebes (inclusive, trazendo bebidas do duty free de Phillipsbu­rg). Mergulho e snorkellin­g são altamente recomendáv­eis.

 ?? ALAIN JOCARD/REUTERS ??
ALAIN JOCARD/REUTERS
 ?? VITOR HUGO BRANDALISE/ESTADÃO ??
VITOR HUGO BRANDALISE/ESTADÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil