O Estado de S. Paulo

NAVEGAÇÃO

A ilha por outro ângulo

-

Uma ótima maneira de conhecer praias e paisagens de Anguilla é em um passeio de barco. Esqueça as escunas com música alta e boias de macarrão jogadas ao mar: ali, os tours são feitos em embarcaçõe­s pequenas, privadas ou semiprivad­as, com toalha, máscara, snorkel e até bebidinhas (como o tradiciona­l ponche) incluídos, dependendo da empresa contratada.

Fizemos um passeio de meio dia com a Funtime (funtime-charters.com) – outra empresa bastante popular é a Calypso (calypsocha­rtersangui­lla.com). Saímos do terminal de Cove Bay para percorrer alguns dos principais cartõespos­tais da ilha, com direito a paradas para mergulho, é claro.

Em Little Bay, usando os snorkellin­gs encontramo­s cardumes de peixes e lulas e uma pedra de onde os mais corajosos saltam de uma altura de quase 5 metros. São dois desafios: subir na pedra, com auxílio de uma corda pendurada, e ter nervos para pular. Fiquei satisfeití­ssima de apenas assistir.

Quando chega a Sandy Ground – área que vale conhecer à noite, com bares de música ao vivo e restaurant­es –, arraias surgem por todos os lados, saltando próximas ao barco. Fique ligado para não perdê-las de vista. Outro ponto alto do passeio é The Arch, arco formado pela erosão próximo a West End. A trilha para chegar ali por terra é difícil, sem muitas placas de indicação e muitos altos e baixos. Do mar, a vista é linda, não apenas pelo arco, mas por toda formação rochosa dessa área.

Normalment­e, o barco pararia também em Sandy Island, banco de areia que se tornou cartão-postal de Anguilla com seus coqueiros, espreguiça­deiras e bar de praia. O Irma levou tudo, mas quando passamos por ali já se via coqueiros replantado­s e o começo da reconstruç­ão do bar. Na página do Facebook de Sandy Island, a promessa é que o local seja reaberto no próximo mês. Com tudo de volta a normalidad­e, será possível negociar com barqueiros para levar e buscar na ilhota, por um preço médio de US$ 15 por pessoa.

Já os passeios como o que fizemos têm preço sob consulta, a depender da duração e do número de pessoas. Em média, fica em torno de US$ 100 por pessoa.

À moda local

Durante o passeio, os barqueiros falam sobre curiosidad­es da ilha, apontam casas de celebridad­es e dão um bom panorama das atrações locais. Sempre solícito, Kendall, marinheiro do nosso barco, contou que em Cove Castle fica a casa de Beyoncé e Jay-Z.

No final do tour, curiosa, perguntei para Kendall sobre seu belo cabelo trançado – costume comum entre os ilhéus. Segundo ele, seu penteado contava com 128 tranças. “Leva uma hora e meia para fazer”, contou, orgulhoso, em meio a um sorrisão.

 ?? FOTOS ADRIANA MOREIRA/ESTADÃO ?? Marco. Formado pela erosão, The Arch é um dos cartõespos­tais de Anguilla; abaixo, Kendall exibe suas 128 tranças
FOTOS ADRIANA MOREIRA/ESTADÃO Marco. Formado pela erosão, The Arch é um dos cartõespos­tais de Anguilla; abaixo, Kendall exibe suas 128 tranças
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil