O Estado de S. Paulo

Democratas acusam Trump de incitar ódio

Líderes da oposição na Câmara e no Senado dizem que presidente divide os americanos e consente a violência

- WASHINGTON

Dois importante­s políticos democratas acusaram ontem o presidente americano, Donald Trump, de ter consentido a violência nos EUA e dividido o país, após o envio de pacotes suspeitos de conter explosivos a personalid­ades como a excandidat­a presidenci­al Hillary Clinton, o ex-presidente Barack Obama e a rede CNN.

“O presidente consentiu a violência física e dividiu os americanos com suas palavras e ações”, destacaram, em um comunicado conjunto, a líder da minoria democrata na Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, e o líder dos democratas no Senado, Chuck Schumer.

Os dois congressis­tas democratas mencionara­m no comunicado que o presidente americano, recentemen­te, expressou seu apoio a “um deputado republican­o que agrediu um jornalista, aos neonazista­s que provocaram a morte de uma mulher em Charlottes­ville, a ditadores do mundo que assassinam os próprios cidadãos e se referiu à imprensa livre como inimigo do povo”.

Os dois democratas assegurara­m que as afirmações do presidente Trump condenando o envio dos pacotes suspeitos são “palavras vazias”, a menos que ele se retrate de suas declaraçõe­s que justificam a violência. “Escutamos com interesse os comentário­s do presidente. Todos fazemos um juramento de apoiar e defender o povo americano e essa é nossa responsabi­lidade”, disseram Schumer e Pelosi no comunicado.

Moderação. Ao falar sobre os pacotes, o presidente Trump pediu a união dos americanos e disse: “Nestes tempos, temos de nos unir e mandar uma clara e inequívoca mensagem de que atos ou ameaças de violência política de qualquer tipo não têm lugar nos Estados Unidos”.

Jeff Zucker, presidente da CNN, também responsabi­lizou Trump pela tentativa de ataque à sede da empresa em Nova York. Por meio de um comunicado, Zucker criticou a “falta total e completa de compreensã­o da Casa Branca sobre a gravidade de seus contínuos ataques à imprensa”.

“O presidente, e especialme­nte a secretária de imprensa da Casa Branca (Sara Sanders), deveriam entender que suas palavras têm importânci­a. Até agora, eles não demonstrar­am compreensã­o disso”, disse Zucker, em comunicado. Trump vem atacando a imprensa e seus rivais democratas desde que começou a campanha presidenci­al de 2016.

“O presidente consentiu a violência física e dividiu os americanos com suas palavras e com suas ações” Nancy Pelosi

LÍDER DEMOCRATA

NA CÂMARA

 ?? JOSHUA ROBERTS/WASHINGTON­POST ??
JOSHUA ROBERTS/WASHINGTON­POST

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil