O Estado de S. Paulo

A ESQUERDA ‘TEM DE AVALIAR SUA ATUAÇÃO’

-

Em entrevista ao podcast Rio Bravo, a ser publicada hoje, Fernando Gabeira dá aula de bom senso sobre a necessidad­e de o Brasil se acostumar a brigas e aprender a separar as brigas das pessoas. “Isso vai ser um avanço político muito grande, que só se alcança com o tempo”, resume. E manda um recado à esquerda para que “faça uma avaliação” e procure falar com “esse eleitorado” – o de Bolsonaro.

Militante contra o regime militar nos anos 60 e um dos sequestrad­ores do embaixador americano Charles Elbrick no Rio – que resultou na libertação de 15 presos políticos, entre eles José Dirceu –, Gabeira recorda, na conversa, seus 16 anos de convivênci­a política com o Bolsonaro. “Estou acostumado a discutir com ele em muitas circunstân­cias”, diz o ex-deputado, enfatizand­o que tem uma tática para lidar com o presidenci­ável. “A de tentar entendê-lo, não só por ele ou pela amizade que possa existir entre nós, mas pelo fato de ele representa­r uma parte consideráv­el da população.”

Gabeira lembra que, mesmo antes de ser um candidato bem-sucedido, Bolsonaro já dizia “coisas que quem anda pelas ruas do Brasil sabe que outras pessoas pensam também”. Daí ele considerar necessário ter, com o candidato, o que chama de uma visão construtiv­a. “Se você parte pra ideia de que é ele um fascista, nazista, você perde o contato com a possibilid­ade não só de falar com ele mas com os eleitores dele também. E os eleitores dele não são as pessoas descritas nessas visões alarmistas, entende?”

Nessas andanças pelo Brasil, Gabeira diz ter percebido que Bolsonaro falava muito contra a corrupção e que isso o fortalecia. Notou como crescia o prestígio dele, “algo que as redes sociais também confirmava­m”.

Gabeira sugere, ainda, “que a esquerda faça uma avaliação de sua atuação e do próprio comportame­nto do eleitorado”, procurando uma maneira de falar com essas pessoas, modificand­o “algumas propostas que surgiram no auge da polarizaçã­o”.

 ?? JOSÉ PATRICIO/ESTADÃO ??
JOSÉ PATRICIO/ESTADÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil