O Estado de S. Paulo

Ex-stripper solitário com passagens pela polícia

- MIAMI suspeito de enviar explosivos AP /

Cesar Sayoc, de 56 anos, é descrito por conhecidos como um solitário perturbado que demonstrav­a pouco interesse em política antes do surgimento do presidente Donald Trump. Morador de Aventura, na Flórida, ele é um fisicultur­ista amador e ex-stripper. Sayoc tem um histórico de problemas financeiro­s e várias prisões no passado, incluindo liberdade vigiada por fazer ameaças com bombas.

Nascido na cidade de Nova York, frequentou o colégio na Carolina do Norte, antes de se mudar para o subúrbio de Miami, no fim dos anos 80. Os registros eleitorais da Flórida mostram que ele se inscreveu como republican­o em março de 2016, ano em que também se registrou para votar nas eleições presidenci­ais.

Os perfis nas redes sociais de Sayoc estão lotados de memes de apoio a Trump, criticando democratas e promovendo teorias conspirató­rias sobre George Soros, o doador bilionário que se tornou alvo do primeiro pacote com explosivos enviados por ele.

Na loja de peças automotiva­s em Plantation, na Flórida, onde Sayoc foi preso, autoridade­s guincharam uma van branca coberta de adesivos em apoio a Trump e criticando veículos de mídia como a CNN, outro alvo de seus pacotes com explosivos.

“Eu sei que o cara é um lunático. Ele é um solitário”, disse Lenny Altieri, primo de Sayoc, à agência Associated Press, confirmand­o que Sayoc trabalhou como stripper.

Registros judiciário­s na Flórida mostram que Sayoc foi preso em 2002 e ficou um ano em liberdade vigiada pela acusação criminal de ameaçar usar bombas. As informaçõe­s disponívei­s na internet não fornecem detalhes, mas seu advogado, Ronald Lowy, relatou à AP que, na ocasião, ele se envolveu em uma discussão tensa com uma pessoa.

O advogado explicou que, frustrado com a falta de energia elétrica, Sayoc disse ao funcionári­o da companhia que ele resolveria o problema imediatame­nte se ele lhe “jogasse uma bomba”. Em junho, em uma conta no Twitter associada a Sayoc, foi postada uma mensagem de aniversári­o a Trump, dizendo: “Feliz aniversári­o, Donald Trump, o maior presidente já eleito”.

 ?? AFP ?? Passado. Sayoc ficou um ano em liberdade vigiada
AFP Passado. Sayoc ficou um ano em liberdade vigiada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil