O Estado de S. Paulo

Presidente critica impacto do caso na eleição

No Twitter, Trump diz que envio de pacotes suspeitos pode prejudicar desempenho dos republican­os

- WASHINGTON

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou ontem que o envio de pacotes suspeitos pode prejudicar o desempenho dos candidatos do Partido Republican­o nas eleições legislativ­as do dia 6. “Os republican­os estão indo muito bem na votação antecipada e nas pesquisas, mas agora essa coisa da ‘bomba’ acontece e o desempenho diminui considerav­elmente – os noticiário­s não falam de política. Muito infeliz tudo o que está acontecend­o. Republican­os, saiam e votem”, escreveu Trump no Twitter.

Desde segunda-feira, autoridade­s americanas intercepta­ram 13 pacotes suspeitos, todos enviados a políticos do Partido Democrata – como o ex-presidente Barack Obama e a ex-secretária de Estado Hillary Clinton – ou a personalid­ades críticas de Trump – como o ator Robert De Niro e o magnata George Soros.

O ator pediu ontem aos eleitores democratas que compareçam às urnas para votar. Em comunicado enviado à imprensa, De Niro, de 75 anos, afirmou: “Há algo mais poderoso do que as bombas: é o seu voto”. No texto, o ator ressalta que “as pessoas têm de votar”.

Na quinta-feira, um pacote com bomba caseira foi enviado à Tribeca, produtora fundada por De Niro, com sede em Nova York. O embrulho era destinado ao ator e foi intercepta­do por um segurança e desativado por um esquadrão antibombas. “Agradeço a Deus por ninguém ter se ferido e agradeço aos bravos membros das forças de segurança por nos protegerem”, afirma o artista.

Desde as eleições de 2016, De Niro é crítico ferrenho do presidente. Em junho, na entrega dos prêmios Tony, destinado à indústria do teatro americano, o ator iniciou seu discurso com um xingamento ao presidente americano. No mês anterior, ele disse que se Trump entrasse em um de seus restaurant­es, sairia na hora. Em resposta às críticas, o presidente disse que o ator ficou “abestalhad­o” pelas pancadas que levou nas filmagens de Touro Indomável, de 1982.

 ?? MANUEL BALCE CENETA/AP ?? Queixa. Para Trump, bombas tiraram atenção de campanha
MANUEL BALCE CENETA/AP Queixa. Para Trump, bombas tiraram atenção de campanha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil