O Estado de S. Paulo

Feira expõe luvas e escultura de Eder Jofre

- Wilson Baldini Jr.

Os amantes do boxe e os fãs de Eder Jofre, o maior peso galo da história da nobre arte, precisam visitar a feira que todo fim de semana movimenta a praça Benedito Calixto, no bairro paulistano de Pinheiros. Na barraca de Flavio Pacheco, vendedor de brinquedos, pode-se admirar um par de luvas, de 1964, do eterno campeão, além de escultura feita pela prefeitura de Curitiba em homenagem ao boxeador.

Os objetos estão em bom estado. Um prato cheio para colecionad­ores. O preço não chega a ser um direto de direita de Eder, mas assusta os menos favorecido­s: R$ 2 mil. “As luvas eu não lembro direito como consegui, pois faz muito tempo”, diz Flavio, de 65 anos. Ele adquiriu a escultura em 1973 em uma feira no Masp, na Avenida Paulista. Neste ano, Eder conquistou o título mundial dos penas, após vencer o espanhol Jose Legra, em Brasília.

Marcel Jofre, filho de Eder, possui um par de luvas idêntico. “Só não conhecia a estátua.” Perguntado se gostaria de comprar a relíquia, Marcel considerou o preço elevado. “Paguei duzentos e cinquenta reais pelas luvas.”

Além de ser apontado como o melhor peso galo de todos os tempos, Eder Jofre foi eleito o nono maior boxeador entre todos os pesos. Foi campeão dos galos de 1960 a 1965 e dos penas de 1973 a 1974. O “Galo de Ouro” encerrou a carreira, em 1976, aos 40 anos. Seu cartel aponta 81 lutas, com 75 vitórias (52 nocautes), quatro empates e duas derrotas. O filme 10 segundos para vencer, lançado em setembro, retrata a vida do pugilista.

 ?? ROBERTO BASCCHERA/ESTADÃO ?? Homenagem. Escultura para o melhor peso galo
ROBERTO BASCCHERA/ESTADÃO Homenagem. Escultura para o melhor peso galo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil