O Estado de S. Paulo

PSDB é o partido que vai governar mais pessoas

- Caio Sartori

Com a vitória de João Doria em São Paulo e de Eduardo Leite no Rio Grande do Sul, o PSDB será o partido que mais vai governar pessoas nos Estados a partir de 2019. Apesar de vencer em apenas três unidades da Federação, a legenda exercerá poder sobre 59,6 milhões de cidadãos nos próximos anos – a não ser que haja migração partidária ou abandono do cargo. O outro Estado tucano é o pouco populoso Mato Grosso do Sul.

Atrás do PSDB vem o PT, com 30,6 milhões. Os petistas conquistar­am quatro governos, todos no Nordeste. Será o partido com o maior número de Estados sob seu domínio. No entanto, nem todos são populosos como Bahia e Ceará, onde Rui Costa e Camilo Santana se reelegeram. Os outros dois são bem menores: Rio Grande do Norte, que elegeu Fátima Bezerra, e Piauí, com a reeleição de Wellington Dias.

Dois nanicos surpreende­ram e aparecem na sequência de tucanos e petistas. O Novo, que estreou em eleições gerais conquistan­do o governo de Minas Gerais, e o PSC, que venceu no Rio e no Amazonas, vão governar pouco mais de 21 milhões de cidadãos cada. Minas e Rio são, respectiva­mente, o segundo e o terceiro Estados mais populosos do País, atrás apenas de São Paulo, onde vivem 45,5 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a (IBGE).

Com a derrota de Márcio França para Doria, o PSB perdeu a oportunida­de de manter o domínio que havia conseguido depois que o tucano Geraldo Alckmin se licenciou para concorrer à Presidênci­a. Restou Pernambuco, reduto histórico do partido, além dos pequenos Estado do Espírito Santo e da Paraíba.

Legenda com o maior número de vitórias estaduais há quatro anos, com sete, o MDB sofreu um baque em 2018. Conquistou apenas três: Alagoas e Pará, onde as famílias Calheiros e Barbalho têm longa tradição política, e o Distrito Federal.

O número é o mesmo do PSL do presidente eleito Jair Bolsonaro, que até então nunca teve em suas mãos um governo estadual. São, contudo, Estados pequenos: Santa Catarina, Roraima e Rondônia. Juntos, somam 9,4 milhões de habitantes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil