O Estado de S. Paulo

Novato, Ibaneis Rocha é eleito no Distrito Federal

- BRASÍLIA / CAMILA TURTELLI

Com uma votação expressiva, o advogado Ibaneis Rocha (MDB) foi eleito ontem governador do Distrito Federal. Ele derrotou o atual governador, Rodrigo Rollemberg (PSB), com 69,79% dos votos válidos. Novato na política, Ibaneis virou uma das maiores surpresas na disputa eleitoral. Aos 47 anos, ex-presidente regional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ele aparecia com apenas 2% das intenções de voto nas pesquisas no início da campanha, em agosto.

Apesar de neófito em eleições, Ibaneis teve como padrinho político no MDB o ex-vicegovern­ador do DF e ex-assessor do presidente Michel Temer, Tadeu Filipelli (MDB), que chegou a ser preso no ano passado por suspeita de recebiment­o de propina. O ex-assessor do Planalto nega as acusações.

Em seu primeiro discurso, logo após a confirmaçã­o da vitória, Ibaneis disse que sua prioridade no governo será melhorar a saúde no Distrito Federal e citou que falará com Temer para desenvolve­r a região.

“Já falei com o presidente Michel Temer e, a partir de amanhã (hoje), nós vamos criar uma zona de desenvolvi­mento econômico no DF, uma zona de livre-comércio. Vamos tentar fazer dessa cidade o que era o sonho de JK (Juscelino Kubitschek)”, afirmou.

Temer. Ibaneis disse acreditar que o fato de ser correligio­nário do atual presidente possa ajudá-lo a garantir recursos para o próximo ano, apesar de Temer não continuar no Planalto. “Quero trazer mais de R$ 10 bilhões a partir de amanhã (hoje)”, disse. “Vou aproveitar que o presidente é do meu partido.”

Diferentem­ente de outros candidato aos governos locais eleitos ontem, Ibaneis não declarou apoio a nenhum dos dois presidenci­áveis que estavam na disputa no segundo turno. Sobre seu adversário, o atual governador Rodrigo Rollemberg, Ibaneis disse esperar ter um bom relacionam­ento e que vai iniciar a transição assim que possível.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil