O Estado de S. Paulo

Partido de Bolsonaro elege governador­es em SC, RO e RR

Antônio Denarium, Comandante Moisés e Coronel Marcos Rocha são novatos e não têm experiênci­a política

- / CYNEIDA CORREIRA e QUETILA RUIZ, ESPECIAIS PARA O ESTADO

O PSL, partido do presidente eleito Jair Bolsonaro, elegeu três governador­es no segundo turno da eleição – no primeiro, a legenda não havia eleito nenhum. São eles: Comandante Moisés em Santa Catarina, Antônio Denarium em Roraima e Coronel Marcos Rocha em Rondônia.

Em Santa Catarina, Comandante Moisés obteve 71% dos votos válidos, vencendo o candidato Gelson Merísio, do PDT, que teve 28,9% dos votos. Carlos Moisés da Silva, de 51 anos, é natural de Florianópo­lis, mas fez sua carreira no Corpo de Bombeiros de Tubarão (a 138 km da capital), onde em 18 anos de serviço passou de comandante a tenente-coronel e corregedor adjunto. Foi a primeira vez que ele disputou uma eleição – fato usado para conquistar votos. Na campanha eleitoral, ele se apresentav­a como a “mudança de verdade”. Moisés se filiou ao PSL em abril deste ano, e se candidatou com a promessa de “despolitiz­ar” o Estado.

Em Roraima, Antônio Denarium foi eleito com 53,3% dos votos válidos. O segundo colocado, José de Anchieta, teve 46,6% dos votos. Denarium é empresário com atuação na agropecuár­ia, no ramo imobiliári­o e no comércio de alimentos. Nunca exerceu cargo político e venceu a eleição afirmando que trabalhará contra a corrupção.

“Agradeço muito ao povo de Roraima pela vitória. Vou administra­r esse Estado do jeito certo e tenho a certeza de poder fazer em 4 anos o que ninguém fez nos últimos 20. Estancar os desvios de recursos, acabar com a supervalor­ização de contratos e promover o destino certo dos recursos do Estado. Dinheiro há e muito, o que precisa é ser bem administra­do” declarou após o resultado.

Militar. Em Rondônia, Coronel Marcos Rocha obteve 66,34%, vencendo Expedido Júnior, que teve 33,66%. Coronel da Polícia Militar, Rocha nasceu no Rio e tem 50 anos.

O governador eleito ingressou na carreira militar em 1989, quando foi aprovado em concurso público da Polícia Militar de Rondônia. Ele já foi diretor de escola militar em Porto Velho e secretário municipal de Educação no município. Em dezembro de 2014, ocupou o cargo titular na Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). Rocha declarou apenas R$ 281 mil em bens para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Nomes conhecidos na política de Rondônia foram mal sucedidos nas urnas neste ano, e a renovação da Assembleia Legislativ­a chegou a 50%. MDB, PRB e Podemos ficaram com o maior número de cadeiras: três cada um.

Recursos

“Tenho a certeza de poder fazer em 4 anos o que ninguém fez nos últimos 20: estancar os desvios e promover o destino certo dos recursos.” Antônio Denarium

GOVERNADOR ELEITO DE RORAIMA

 ?? GUILHERME HAHN/DIÁRIO CATARINENS­E ?? Vantagem. Comandante Moisés obteve 71% em SC
GUILHERME HAHN/DIÁRIO CATARINENS­E Vantagem. Comandante Moisés obteve 71% em SC

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil