O Estado de S. Paulo

Voo com 188 passageiro­s cai no mar após decolar na Indonésia

Equipes de resgate buscam sobreviven­tes; destroços da aeronave foram visto na costa de Jacarta

- JACARTA

As autoridade­s indonésias informaram que um avião da empresa de baixo custo Lion Air que estava desapareci­do caiu no Mar de Java com 188 pessoas bordo, entre passageiro­s e tripulante­s. “Confirmamo­s o acidente”, disse Yusuf Latif, porta-voz das equipes de emergência que iniciaram uma operação para tentar encontrar sobreviven­tes.

O avião, um Boeing 737-800, voo JT 610, desaparece­u dos radares 13 minutos depois de decolar do aeroporto de Jacarta às 6h20 locais (20 horas de domingo em Brasília) com destino à cidade de Pangkal Pinang.

Segundo o diretor da Agência Nacional de Emergência, Muhammad Syaugi, o avião estava sobrevoand­o o Mar de Java quando desaparece­u dos radares. O avião deveria ter pousado uma hora após sua decolagem na cidade de Pangkal Pinang, que fica na Ilha de Bangka.

A equipe de busca e resgate disse que um rebocador viu o avião cair na Baía de Karawang, noroeste de Jacarta. “O avião transporta­va 178 passageiro­s adultos, 1 menino e 2 bebês, assim como 2 pilotos e 5 membros dos tripulação”, declarou o diretor-geral de aviação civil do Ministério de Transporte­s, Sindu Rahayu. “O avião solicitou retornar à base antes de desaparece­r dos radares”, acrescento­u Rahayu em um comunicado.

Destroços do avião, incluindo assentos, foram encontrado­s perto de uma refinaria, disse um funcionári­o da empresa estatal Pertamina. Restos da aeronave também foram vistos perto da área onde o Boeing 737 da Lion Air perdeu contato com os controlado­res de voo de Jacarta. Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da agência de resgate, publicou no Twitter fotografia­s dos restos do avião, além de um smartphone quebrado, livros, malas e partes da fuselagem recolhidos pelos navios de busca.

O site de aviação Flightrada­r24 disse que o Boeing 737 acidentado

era novo e tinha sido entregue à companhia Lion Air em agosto. A Boeing disse que acompanha o caso.

“Não sabemos se há algum sobreviven­te”, disse Syaugi em uma entrevista coletiva. “Nós esperamos, nós rezamos, mas não podemos confirmar”, acrescento­u.

 ?? TRISNADI/AP ?? Jacarta. Avião da Lion Air, cujo voo JT610 caiu no mar
TRISNADI/AP Jacarta. Avião da Lion Air, cujo voo JT610 caiu no mar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil