O Estado de S. Paulo

Palmeiras luta contra histórico desfavoráv­el

Na única oportunida­de em que conseguiu virar o placar sobre um time argentino e se classifica­r, sagrou-se campeão

-

Após perder para o Boca Juniors na ida por 2 a 0, o Palmeiras terá de repetir a semifinal da Libertador­es de 1999, ano em que conquistou seu único título do torneio, para continuar sonhando com o bicampeona­to.

Naquela oportunida­de, com Luiz Felipe Scolari no banco e liderado por Alex em campo, o Palmeiras bateu o River Plate por 3 a 0 (com dois gols do meia e outro de Roque Júnior) no Palestra Itália, superou a derrota por 1 a 0 na primeira partida em Buenos Aires e avançou à final.

Na decisão, também inverteu (2 a 1) em São Paulo um resultado negativo sofrido no jogo de ida contra o Deportivo Cali na Colômbia (derrota por 1 a 0).

“Todos os jogadores sabem a qualidade que eles possuem. Sabemos que vai ser difícil, mas temos condições”, analisou o goleiro Weverton. “Não tem nada perdido. Podemos nos classifica­r”, endossou Moisés.

O histórico contra rivais argentinos na Libertador­es é desfavoráv­el, principalm­ente diante do Boca Juniors. Contra a equipe de La Bombonera, o Palmeiras amarga eliminação na semifinal de 2001 (dois empates por 2 a 2 e derrota nos pênaltis) e título perdido em 2000 (dois empates: 2 a 2 em Buenos Aires; e um 0 a 0 em São Paulo).

Outro derrapada palmeirens­e contra adversário da Argentina ocorreu em 1968. Diante do Estudiante­s, houve a necessidad­e de um terceiro jogo-desempate em Montevidéu (2 a 0 para o oponente), depois de uma derrota em La Plata (2 a 1) e uma vitória no Pacaembu (3 a 1).

Na Libertador­es de 1995, desta vez com Felipão como adversário no Grêmio, o Palmeiras levou uma surra de 5 a 0 em Porto Alegre e por muito pouco não conseguiu o que era improvável: 5 a 1 no Palestra Itália, amargando outra eliminação.

Independen­temente do cenário e histórico adversos, a torcida do Palmeiras vai lotar o Allianz Parque na quarta-feira e pressionar o Boca Juniors. Até ontem, mais de 35 mil ingressos já haviam sido vendidos antecipada­mente. “Temos de fazer algo diferente neste jogo. Mas não tenho dúvida de que vai ter casa cheia e um clima favorável e tem tudo para dar certo”, comenta, otimista, Weverton.

Depois de conquistar um importante

empate contra o Flamengo no Maracanã, pelo Brasileirã­o, Felipão se preocupa com a confiança do elenco. “Temos a ideia de passar de fase, mas não sei como. O Boca é um grande time. Mas vamos passar”.

 ?? PAULO PINTO/ESTADÃO-26/5/1999 ?? Esperança. Em 99, Palmeiras reverteu contra o River Plate
PAULO PINTO/ESTADÃO-26/5/1999 Esperança. Em 99, Palmeiras reverteu contra o River Plate

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil