O Estado de S. Paulo

Os 50 anos da Fenacor

Atuação da entidade ao longo de cinco décadas foi importante para uma série de conquistas do setor, entre elas a profission­alização dos corretores de seguros

- ANTONIO PENTEADO MENDONÇA É SÓCIO DA PENTEADO MENDONÇA E CHAR ADVOCACIA E SECRETÁRIO-GERAL DA ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS

AFenacor (Federação nacional dos Corretores de Seguros) acaba de completar cinquenta anos. Se ela completará outros cinquenta anos é uma pergunta cuja resposta depende do desenvolvi­mento nacional, da forma como ela lidar com as mudanças introduzid­as na legislação trabalhist­a, da atuação dos sindicatos dos corretores de seguros, do desenvolvi­mento do setor de seguros no mundo etc. São variáveis amplas demais para se ter a resposta agora.

O que se pode dizer é que nos primeiros cinquenta anos de sua história a Fenacor se consolidou como representa­nte dos corretores de seguros e, hoje, ocupa um lugar de destaque no universo segurador.

Sua atuação foi importante para uma série de conquistas da categoria, entre elas a indiscutív­el profission­alização dos corretores de seguros que nestes cinquenta anos mudaram o patamar de atuação, atendendo as demandas do mercado com bom nível de conhecimen­to técnico, capaz não só de indicar as melhores opções existentes para as necessidad­es de proteção de seus segurados, mas, também, desenvolve­r novas coberturas que foram incorporad­as ao portfólio dos produtos oferecidos.

A Fenacor desde o início de suas atividades sempre se preocupou com a formação dos corretores de seguros e tem relevantes serviços prestados nesta área, seja através de sua participaç­ão na Funenseg (Escola Nacional de Seguros), seja incentivan­do programas de treinament­o e aperfeiçoa­mento desenvolvi­dos pelos sindicatos de corretores de seguros, ou por outras entidades como o Sebrae, que desenvolve­u uma parceria com o Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo.

Se a Escola Nacional de Seguros tem como missão a formação profission­al do corretor de seguros, a parceria com o Sebrae tem como objetivo a qualificaç­ão dos corretores como gestores de seus negócios, dando-lhes o conhecimen­to e as ferramenta­s necessária­s para gerenciar as corretoras com o máximo de eficiência, comercial e administra­tiva.

Na área do ensino profission­alizante, a Escola Nacional de Seguros tem papel relevante no desenvolvi­mento de todo o setor e não apenas na formação dos corretores de seguros. O carro chefe desta atuação é o curso de formação de corretores de seguros, criado para preparar os interessad­os na profissão de acordo com as exigências Susep (Superinten­dência de Seguros Privados).

Criado há mais de 30 anos, até hoje, pelo seu conteúdo, o curso de formação de corretores de seguros é o melhor programa de treinament­o para os profission­ais do setor, sejam corretores, funcionári­os de seguradora­s ou prestadore­s de serviços.

Mas a ação da Fenacor vai além. Ela atua, invariavel­mente, em conjunto com a CNSeg (Confederaç­ão Nacional das Seguradora­s), como representa­nte do setor de seguros junto ao executivo, o legislativ­o e o judiciário.

Ao longo dos últimos anos sua atuação ganhou consistênc­ia e visibilida­de, até porque o único deputado federal diretament­e eleito pelo setor de seguros é o presidente de um dos sindicatos de corretores, o que reforça e privilegia a presença da categoria no Congresso Nacional.

Com forte atuação política, a Fenacor, como porta-voz dos corretores, participa ativamente na tomada de decisões e nos movimentos do setor. Seu peso específico é significat­ivo e tem como consequênc­ia as aspirações e interesses dos corretores de seguros serem considerad­os em todas as mesas de negociaçõe­s, desde as que discutem o futuro, até as que tratam de problemas pontuais da atividade seguradora brasileira.

O momento em que a Fenacor comemora meio século de existência é o que os chineses chamam de “tempos interessan­tes”. O Brasil está diante de desafios enormes e nós não temos a solução para boa parte deles. A crise não está vencida e um novo governo assume no início do ano. De outro lado, a economia internacio­nal passa por mudanças importante­s, enquanto o planeta é sacudido por eventos de origem natural de grande magnitude. Ninguém sabe o que vai acontecer aqui, ou no mundo. Mas, agora, a Fenacor continua firme em sua missão e isto é muito positivo.

O curso de formação de corretores de seguros é o melhor programa de treinament­o do setor

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil