O Estado de S. Paulo

Queda de Boeing 737 mata 189 na Indonésia

Equipe de resgate diz não ter esperanças de achar sobreviven­tes; avião era novo, mas já havia apresentad­o problemas

- JACARTA

As equipes de resgate que trabalham no local onde caiu um Boeing 737 com 189 pessoas a bordo disseram ontem que “é quase impossível” que existam sobreviven­tes. Ao menos cinco botes e lanchas de socorro trabalham no mar ao norte da Ilha de Java, onde o avião da empresa aérea de baixo custo Lion Air caiu.

A aeronave, que fazia a ligação entre a capital indonésia e Sumatra, perdeu contato com a torre 13 minutos depois da decolagem do aeroporto de Jacarta. “Precisamos encontrar os principais destroços e a caixa-preta. Eu prevejo que não haja sobreviven­tes, com base nas partes de corpos encontrada­s até agora”, disse Bambang Suryo Aji, diretor da agência de resgate da Indonésia.

“O avião caiu na água e ficou a entre 30 e 40 metros de profundida­de”, disse o porta-voz da Agência de Busca e Resgate, Yusuf Latif. “Ainda estamos à procura dos principais restos do avião.”

Seis corpos já foram retirados do mar. Eles foram levados para um hospital no leste de Jacarta, de acordo com Suryo Aji. As equipes de socorro encontrara­m “restos humanos” no local do acidente, Os botes de resgate recuperara­m bens que pretencem aos passageiro­s, como sapatos de bebê e documentos de identifica­ção.

Edward Sirait, presidente da companhia de aviação de baixo custo Lion Air, disse que o avião registrou problemas técnicos no último voo, mas “eles foram solucionad­os”. Ele não explicou quais foram os problemas resolvidos.

O diretor-geral do organismo de Transporte­s Aéreos indonésios afirmou que o avião pediu para regressar ao aeroporto da capital pouco depois da descolagem. “Também estamos confusos sobre a razão do acidente, já que era um avião novo”, disse Sirait.

 ?? MAST IRHAM/EFE ?? Drama. Parentes se desesperam após notícia de acidente
MAST IRHAM/EFE Drama. Parentes se desesperam após notícia de acidente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil