O Estado de S. Paulo

Legado de Senna se mantém inabalável

Primeiro título do ídolo na Fórmula 1 completa 30 anos e a sua imagem continua dando frutos para as gerações futuras

- Rafael Franco

Dia 30 de outubro de 1988, circuito de Suzuka. Ayrton Senna tem a sua McLaren na ponta do grid de largada, mas vê o motor do carro apagar e perde 13 posições – cai para 14.º. O que se desenhava uma decepção, porém, se transformo­u em uma grande corrida de recuperaçã­o do piloto brasileiro, e já na 27.ª volta das 51 daquele GP do Japão, Senna ultrapasso­u o rival e companheir­o de equipe, Alain Prost, para assumir a liderança e não mais perdê-la até a bandeirada final. A vitória garantiu ao piloto o primeiro dos seus três títulos mundiais na F-1, e ao Brasil o nascimento de um novo ídolo.

Trinta anos depois daquela emblemátic­a conquista, a família Senna ainda exalta o legado deixado por Ayrton, morto de forma trágica em 1994, no GP de San Marino. Em entrevista ao Estado, a irmã do piloto, Viviane

TRICAMPEÃO

O piloto brasileiro Ayrton Senna conquistou três títulos mundiais na Fórmula 1: em 1988, 1990 e 1991. É o maior vencedor do País ao lado de Nelson Piquet. Senna, qualificou a entidade que leva o nome do ídolo, fundada também há 24 anos e presidida por ela, como o maior presente que ele proporcion­ou às gerações futuras.

“Certamente, o Instituto Ayrton Senna é o maior legado do Ayrton, é o grande projeto que ele sonhou em realizar e hoje é uma realidade, levando educação de qualidade para todas as partes do Brasil... Ao longo desses 24 anos de história, já estivemos em mais de duas mil cidades, capacitamo­s mais de 220 mil educadores e, com isso, levamos ensino público de qualidade a mais de 22 milhões de estudantes”, informa Viviane.

Se hoje a família Senna colhe frutos por meio do seu instituto, que apenas no ano passado captou R$ 38 milhões em doações, parcerias e licenciame­nto de produtos, isso se deve aos feitos do piloto nas pistas.

Ao relembrar daquele primeiro Mundial conquistad­o pelo irmão na F-1, Viviane enfatiza: “Lembro que o Ayrton viveu intensamen­te aquela temporada do primeiro título dele na Fórmula 1. As vitórias foram muito marcantes, principalm­ente a última em Suzuka, quando ele precisou ultrapassa­r mais da metade dos adversário­s após o problema que teve na largada do GP do Japão. Ele não desistiu, ultrapasso­u um por um, até superar Alain Prost e vencer a corrida. Essa perseveran­ça sempre foi algo marcante nas conquistas do meu irmão.”

 ?? ANGELO ORSI/ASE – 30/10/1988 ?? Vitória. Piloto da McLaren, Ayrton Senna comemora a conquista do Campeonato Mundial de Fórmula 1 em Suzuka
ANGELO ORSI/ASE – 30/10/1988 Vitória. Piloto da McLaren, Ayrton Senna comemora a conquista do Campeonato Mundial de Fórmula 1 em Suzuka

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil