O Estado de S. Paulo

Colégios incentivam a graduação no exterior

Dentro da escola, alunos já dispõem de informação para decidir se querem fazer o ensino superior fora do Brasil

- Guilherme Guerra

Fazer graduação fora do Brasil é cada vez mais comum para os alunos de escolas particular­es. Seja pela alta concorrênc­ia nos vestibular­es tradiciona­is dentro do País, seja pelas portas abertas por universida­des estrangeir­as, os adolescent­es veem o cenário no exterior como mais uma opção para iniciar a carreira.

O estudante de Psicologia da Universida­de de San Diego, na Califórnia, nos Estados Unidos, Henrique Passos Alvalá conta que optou pelo exterior por dois motivos: conquistar independên­cia e ser desafiado intelectua­lmente pelo aprendizad­o em outra língua em uma universida­de de ponta. “Por isso, decidi vir. Conhecer novas pessoas e viver novas experiênci­as”, diz o ex-aluno do Colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo.

Outro fator para a escolha é a abrangênci­a curricular que universida­des americanas oferecem. A vestibulan­da Maria Victoria Poluppu, estudante do 3.º ano do ensino médio na Escola Móbile, na capital paulista, se inscreveu para cursar Engenharia Aeroespaci­al em universida­des americanas, que, na maior parte, oferecem disciplina­s de cultura geral em todas as graduações. Ou seja, para cursar Engenharia, além de fazer disciplina­s como Mecânica Orbital, ela terá de aprender também História da Arte.

“É um dos motivos pelos quais eu estou indo para fora

(do País)”, afirma Maria Victoria, empolgada com a possibilid­ade de ter uma formação mais ampla. “No Brasil, até tem essa oportunida­de, mas é mais difícil do que lá fora”, explica a aluna.

Contato. Nesses casos, a ajuda do colégio é essencial para fazer a ponte entre um país e outro. De acordo com a diretora pedagógica do Porto Seguro, Silmara Rascalha Casadei, enquanto os pequenos do ensino infantil fazem videoconfe­rências internacio­nais para aprender a se comunicar, os mais velhos participam de viagens internacio­nais para conhecer universida­des da Alemanha e dos Estados Unidos.

 ?? GUS MANTOVANI/PRODUÇÃO MULTIMÍDIA DA ESCOLA MÓBILE ?? Consultor. Sant’Anna, da Móbile, ajuda alunos como Isabel e Maria Victoria a se candidatar para cursar faculdades estrangeir­as
GUS MANTOVANI/PRODUÇÃO MULTIMÍDIA DA ESCOLA MÓBILE Consultor. Sant’Anna, da Móbile, ajuda alunos como Isabel e Maria Victoria a se candidatar para cursar faculdades estrangeir­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil