O Estado de S. Paulo

PARA ECONOMIZAR NA ESCOLA DAS CRIANÇAS

-

Mensalidad­e •

Se você conseguiu se planejar com antecedênc­ia e já possui um montante disponível para a educação dos filhos, vale a pena procurar a administra­ção da escola e sondar um desconto para o pagamento à vista da anuidade. Entretanto, é preciso ver se o desconto vale a pena. Isso significa checar se a diferença entre o pagamento mensal e o pagamento anual adiantado é maior do que o valor que o dinheiro renderia se estivesse aplicado na sua modalidade favorita de investimen­to.

Alimentaçã­o • Material •

Lanches e refeições na escola compõem um gasto que se costuma chamar de “invisível”: de pouco em pouco, essa despesa abocanha uma fatia consideráv­el do orçamento familiar. Por isso, sempre que possível, é recomendáv­el mandar ao menos uma parte da alimentaçã­o de casa. Além da economia, a refeição também tende a ser mais saudável. O segredo é sempre comparar preços em busca dos mais em conta e, quando der, comprar o material escolar fora de época, já que é muito comum que os valores desses produtos subam durante os meses de janeiro e fevereiro. Uma boa dica para economizar nos livros didáticos é comprar exemplares de segunda mão. Dá para fazer isso em sebos ou, então, tentar sondar outros pais de crianças mais velhas nas redes sociais ou nos grupos de WhatsApp relacionad­os à escola. É preciso cuidado apenas para não comprar livros muito antigos, já que eles podem estar desatualiz­ados.

Transporte •

Uma ideia para economizar no transporte escolar é procurar implementa­r a chamada carona solidária, em que um grupo de pais faz rodízio para levar e buscar as crianças no colégio ao longo dos dias da semana. Trata-se de uma alternativ­a que pode ajudar a diminuir os gastos com educação e é interessan­te para os pais que não têm tempo de levar os filhos à escola todos os dias, mas também não estão dispostos a pagar por esse serviço.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil