O Estado de S. Paulo

Aplicativo­s para interação com a família

-

Na era da conexão ininterrup­ta, a tecnologia também facilita a participaç­ão dos pais na jornada escolar. Tanto colégios privados como redes públicas de educação têm usado aplicativo­s que facilitam essa interação entre escola e família.

O governo de São Paulo lançou em agosto o aplicativo Minha Escola, que permite que alunos da rede pública estadual e seus responsáve­is tenham acesso em tempo real à frequência e às notas nas disciplina­s, além de informes sobre as reuniões. Já nas instituiçõ­es privadas cresce a contrataçã­o de aplicativo­s que permitem aos pais acompanhar­em a rotina dos filhos a distância de um clique na tela do celular.

“A função mais utilizada em nosso aplicativo é a comunicaçã­o via chat. Os pais conversam diretament­e com os professore­s para saber sobre ocorrência­s ligadas a saúde, disciplina e diários emocionais dos alunos”, afirma Nickolas Sertek, diretor comercial do Escola Direta. O aplicativo permite, entre outras funções, que a agenda escolar seja integrada ao calendário do telefone e as trilhas de aprendizag­em sejam acessadas em poucos toques.

A maioria das instituiçõ­es atendidas por esses recursos é de educação infantil, que têm uma demanda mais intensa de interação com os pais. Os especialis­tas apoiam esse dinamismo, mas advertem que a ferramenta não deve ficar restrita à fiscalizaç­ão. “Normalment­e, quando a escola usa tecnologia é para que o pai fiscalize o filho, das faltas ao comportame­nto. Precisamos ir além disso e prover a essa família conteúdo sobre educação, usar o aplicativo para fomentar um debate saudável sobre a formação dos filhos, disponibil­izar um especialis­ta apto ao diálogo”, diz Neide Noffs, da Pontifícia Universida­de Católica de São Paulo (PUC-SP).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil