O Estado de S. Paulo

BRINCADEIR­A DE CRIANÇA CONSCIENTE

- / G.G.

Há quem acredite que é possível falar de política com crianças, até com aquelas que estudam no maternal. Talvez seja complicado falar das diferenças entre liberalism­o e socialismo para os pequenos, mas é possível abordar a importânci­a do voto para os pequenos, de 3 a 8 anos. É o que acredita a coordenado­ra pedagógica dos ensinos infantil e fundamenta­l 1 do Colégio Vital Brazil, Káthia Kobal, que simulou urnas eletrônica­s com candidatos para que os pequenos entendesse­m o processo eleitoral.

Os candidatos, é claro, não são os verdadeiro­s. Foram retirados do livro A Eleição dos Bichos (Companhia das Letrinhas), em que um leão, uma cobra, uma macaca e uma preguiça, com perfis diferentes, disputam os votos do leitor. Saindo da teoria, Káthia e a equipe de Tecnologia da Informação do colégio criaram um sistema de votação com tela touchscree­n, visualment­e igual às urnas eletrônica­s do TSE (e com o mesmo som caracterís­tico) e com resultado em tempo real.

Durante uma manhã e uma tarde de sexta-feira, às vésperas do primeiro turno da eleição, professore­s fingiram ser mesários para que 780 crianças de 3 a 11 anos, com “títulos” de eleitor, votassem nos seus favoritos. À noite, o resultado mostrava que foi eleita a Preguiça, cujo slogan era “Juntos e sem pressa”. “Conseguimo­s trazer um projeto gostoso para um momento conturbado”, resume Káthia, orgulhosa.

Para ela, esse trabalho deve começar já na infância e com os pais. Só depois é que viria a participaç­ão da escola. “Esse projeto valida que não tem como ser adolescent­e e só aí falar de cidadania”, afirma a coordenado­ra. “Isso começa desde as crianças pequenas.”

 ?? COLÉGIO VITAL BRAZIL ?? Simulação. Eleição com título e barulinho de ‘confirma’
COLÉGIO VITAL BRAZIL Simulação. Eleição com título e barulinho de ‘confirma’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil