O Estado de S. Paulo

‘PODE SER UM PROCESSO CANSATIVO, MAS VALE’

- / G.G.

“Estudar fora sempre foi uma possibilid­ade para mim. Percebi que seria bacana porque sou uma pessoa com diversos interesses, nunca olhei para uma área específica e me identifiqu­ei apenas com aquilo.

Aqui fora nós temos a oportunida­de de transitar por diferentes áreas até descobrir o que realmente queremos estudar. Apesar de estar cursando Economia, eu posso trocar para um curso de Psicologia, por exemplo, sem muitas burocracia­s.

Meus pais também foram essenciais nessa história. Eles que me puseram em contato com o mundo de estudar fora, pois sempre acreditara­m que isso abriria muitas portas, então foram parceiros em todo o processo.

O Colégio Bandeirant­es foi outro apoio fundamenta­l que eu tive, tanto diretament­e, com orientaçõe­s sobre a aplicação, quanto de forma indireta, por meio das atividades extracurri­culares que me ajudaram a entender melhor meus interesses e a construir um currículo completo.

Histórico. Digo isso porque o processo de estudar em universida­de estrangeir­a vai muito além de uma prova. Nós também somos avaliados por entrevista­s, redações, atividades no ensino médio e interesses pessoais. O processo seletivo envolve um olhar muito completo sobre os estudantes e isso é outro ponto que me levou a escolher estudar aqui.

Também é legal contar que é normal sentir inseguranç­as em relação ao idioma e à cultura no início. Mesmo assim, o conselho que eu dou para todo mundo que pensa em estudar fora é: corra atrás para fazer o que realmente quer! Pode ser um processo longo e cansativo, mas vale a pena. Passei mais de dois anos focado nisso, mas consegui conquistar a faculdade dos meus sonhos.”

 ?? ANA CAROLINA GUIMARÃES ??
ANA CAROLINA GUIMARÃES

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil