O Estado de S. Paulo

BILINGUISM­O NO BRASIL

-

Brasil bilíngue

Oficialmen­te o Brasil é uma nação bilíngue, tendo como segundo idioma oficial a Língua Brasileira de Sinais, popularmen­te chamada de Libras. Entretanto, entre 2002 e 2016 foram co-oficializa­das 11 línguas em 19 municípios no País. Entre elas constam exemplos nativos como o nheengatu ou a língua geral amazônica, criada pelos jesuítas no século 16 com 7,2 mil falantes, e outras de proeminênc­ia global, como o alemão. Estima-se que 230 idiomas sejam falados no Brasil.

Regulament­ação

A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação reconhece somente um tipo de ensino bilíngue: o que abrange língua portuguesa e intercultu­ral indígena. Dessa forma, escolas que utilizam o inglês e outros idiomas não possuem uma legislação específica que oriente suas atividades. Essas instituiçõ­es seguem os Parâmetros Curricular­es Nacionais estabeleci­dos pelo Ministério da Educação. Para uma estruturaç­ão mais formal do trabalho com o segundo idioma, alguns colégios optam por adotar currículos de outros países, o que requer uma cuidadosa adaptação à realidade brasileira.

Padronizaç­ão

Como não há uma regulament­ação oficial, as organizaçõ­es que reúnem as escolas bilíngues definiram parâmetros para que uma instituiçã­o de ensino seja considerad­a como tal. Na educação infantil, ela deve ter no mínimo 75% da carga horária diária no idioma estrangeir­o; no ensino fundamenta­l 1, pelo menos um terço da carga horária diária deve ser em outra língua, que não o português. Já nos ensinos fundamenta­l 2 e médio é preciso que 25% da carga horária diária seja na segunda língua.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil