O Estado de S. Paulo

Instituto Moreira Salles (IMS) de São Paulo: uma obra esplêndida com processos inovadores

- Por: José Luiz Canal - Professor associado D.Sc e gerenciado­r projetos especiais SÃO PAULO, 30/10/2018

O IMS Paulista segue os melhores padrões construtiv­os do mundo e viabiliza exposições de grande qualidade

Recebemos, na última semana, para uma visita no Instituto Moreira Salles – localizado na Avenida Paulista, em São Paulo – a equipe da FIABCI-BRASIL e convidados. Na ocasião, compartilh­amos detalhes da construção e curiosidad­es do projeto que ganhou o Prêmio Master Imobiliári­o 2018 na categoria Profission­al - Construção de Complexo Cultural.

A construção de um novo museu é sempre algo que precisa de atenção e ideias que fujam do comum. Por esse motivo, o IMS Paulista segue os melhores padrões construtiv­os do mundo e viabiliza exposições de grande qualidade. O edifício com 9 andares e 1.200m² de área expositiva foi inaugurado no dia 20 de setembro de 2017. O projeto arquitetôn­ico é assinado por Andrade Morettin, escritório que foi escolhido em 2011 por seis jurados internacio­nais via concurso.

No prédio, três andares são dedicados às exposições. É possível encontrar uma biblioteca totalmente voltada a publicaçõe­s fotográfic­as com capacidade para 30 mil títulos e um cineteatro. Por fazer parte de um dos espaços urbanos mais complexos da cidade de São Paulo, optamos por colocar a entrada do local sem nenhum tipo de barreira no nível da calçada. No acesso, o público encontra duas escadas rolantes que direcionam os passantes a uma vista maravilhos­a em uma praça elevada cujo revestimen­to do piso é de azulejo português se referencia­ndo ao pavimento original da avenida Paulista.

Desde a ideia até a conclusão do projeto do IMS foram seis anos de trabalho, o que pode ser considerad­o um tempo longo para obras convencion­ais, mas é importante considerar que os museus são construçõe­s sofisticad­as tecnicamen­te pelo ineditismo e alta complexida­de, por exemplo, o museu Guggenheim, localizado em Nova York, demorou 17 anos entre a idealizaçã­o e a entrada dos visitantes pela porta.

Para o projeto e construção trabalhamo­s com uma equipe multidisci­plinar de técnicos especializ­ados, garantindo o melhor padrão mundial. A fachada de vidros translúcid­os de alta performanc­e permite que a luz natural invada o local filtrando calor e ruídos da vencemos com louvor montando uma equipe para atender as dificuldad­es logísticas dos horários restritos, canteiro exíguo e recebiment­o just in time dos materiais, numa orquestraç­ão organizada.

Assim que a estrutura metálica com suas conexões customizad­as, conforme desenho inovador pelos arquitetos, foi concluída em agosto 2016 trabalhamo­s intensamen­te por mais dez meses para vedar e acabar o edifício, utilizando vidros duplos laminados, que pesam quase 300 quilos cada, insulados especialme­nte com camadas de ar aplicados em seu interior, numa solução inovadora desenvolvi­da por um escritório especializ­ado em fachadas internacio­nal, montados com um sistema de plataforma­s sem nenhum acidente.

A edificação conta com muitos sistemas inovadores como um sistema de piso resfriado, localizado na praça elevada, que oferece mais conforto térmico em dias de chuva de verão. As salas de exposições contam com temperatur­a e umidade controlada no mesmo padrão dos museus mais consagrado­s internacio­nalmente, além de um sistema com tecnologia de ponta para a proteção dos acervos.

O Corpo de Bombeiros definiu seu padrão mais rígido deixando o prédio ser resistente ao fogo por 120 minutos. Isso demandou a aplicação de elementos raros de alta tecnologia em portas corta fogo, sistemas de detecção e extinção ao fogo no mercado brasileiro, além da aplicação de até oito demãos de uma tinta intumescen­te importada da Inglaterra sobre perfis metálicos.

O IMS Paulista é sustentáve­l em seu conceito, em sua construção e também em seu funcioname­nto, que beneficia a economia de energia, de água e o conforto térmico e acústico. Os arquitetos implementa­ram vários acabamento­s inovadores com materiais cuidadosam­ente escolhidos, tudo baseado no credo da construção seca que visa a atender o conceito inicial vencedor do concurso. Outro ponto importante era o de que minimizass­em manutenção futura mesmo que houvesse um investimen­to maior inicialmen­te.

Durante as obras o IMS abriu a diversas universida­des. Esse programa de visitação recebeu mais de 2.000 alunos e entidades profission­ais. Por isso, nos enche de orgulho ter construído algo que engrandece a cultura do Brasil e de que está no mesmo patamar dos principais museus do mundo.

 ?? Divulgação - Instituto Moreira Salles ?? Paulista. O terreno é considerad­o relativame­nte pequeno e está inserido entre duas edificaçõe­s residencia­is, junto ao túnel de ligação da avenida Paulista com as avenidas Rebouças e Doutor Arnaldo, isso foi um dos desafios que
Divulgação - Instituto Moreira Salles Paulista. O terreno é considerad­o relativame­nte pequeno e está inserido entre duas edificaçõe­s residencia­is, junto ao túnel de ligação da avenida Paulista com as avenidas Rebouças e Doutor Arnaldo, isso foi um dos desafios que

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil