O Estado de S. Paulo

Avança decreto que barra patente de remédio contra a hepatite C

Indústria critica; medida ainda precisa passar pelo plenário do Senado, antes de ser votada pela Câmara

- Renan Truffi / BRASÍLIA COLABOROU LÍGIA FORMENTI /

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou ontem a edição de um projeto de decreto legislativ­o que anula a decisão do Instituto Nacional da Propriedad­e Industrial (Inpi) de conceder patente do remédio sofosbuvir, medicament­o usado no tratamento contra a hepatite C. A medida ainda precisa passar pelo plenário do Senado, antes de ser votada pela Câmara.

Na mesma sessão, os senadores da comissão também decidiram convocar o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços Marcos Jorge, para dar explicaçõe­s sobre o assunto. O instituto de patentes é ligado à pasta.

Como se trata de uma convocação, e não um convite, o ministro é obrigado a comparecer à comissão na próxima terça-feira. O motivo é que o Inpi reconheceu, sob tutela do ministro, a patente do remédio para a farmacêuti­ca Gilead Sciences, o que dá o monopólio da fabricação da droga para a empresa e impede a fabricação do genérico no Brasil. O medicament­o vinha sendo distribuíd­o gratuitame­nte pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2015. Segundo os parlamenta­res, a patente pode custar ao governo federal cerca de R$ 1 bilhão por ano.

Repercussã­o. “O índice de cura do genérico é de 90% e ele foi regulament­ado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Não tem sentido parar de produzir um remédio mais barato para comprar dos americanos”, disse o senador Romero Jucá (MDB-RR), um dos parlamenta­res que defendeu a suspensão da patente.

O presidente do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuti­cos (Sindusfarm­a), Nelson Mussolini, afirmou que a decisão dos senadores é fisiológic­a e poderá colocar em risco investimen­tos no País. “Não se pode revogar uma decisão do Inpi com um ato legislativ­o. Isso provoca inseguranç­a jurídica. O melhor seria então acabar com a Lei de Patentes”, disse.

Em setembro, o juiz Rolando Valcir Spanholo, da 21.ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, concedeu liminar que anula a concessão de patente do medicament­o. A decisão do magistrado atendeu ao pedido da então candidata da Rede à Presidênci­a da República, Marina Silva, e de seu vice, Eduardo Jorge (PV). Procurada por meio de sua assessoria, a Gilead Sciences não havia se manifestad­o até as 19 horas.

 ?? SECRETARIA DE SAÚDE DO PARÁ ?? Sofosbuvir. Inpi cedeu propriedad­e para a Gilead Sciences
SECRETARIA DE SAÚDE DO PARÁ Sofosbuvir. Inpi cedeu propriedad­e para a Gilead Sciences

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil