O Estado de S. Paulo

Cate Blanchett estreia série sobre gênero

Em ‘Mrs. America’, atriz australian­a vive uma ativista conservado­ra, conhecida por sua oposição ao feminismo

-

Atriz duas vezes vencedora do Oscar, a australian­a Cate Blanchett estreia na televisão vivendo uma mulher conservado­ra que freou a ratificaçã­o de uma emenda constituci­onal nos Estados Unidos que garantia a igualdade de direitos para todos, sem distinção de sexo.

Mrs. America, criada e escrita pela coprodutor­a de Mad Men, Dahvi Waller, é a primeira série protagoniz­ada pela aclamada atriz, que se soma à lista de estrelas de Hollywood que decidiram variar a função interpreta­tiva e trabalhar mais ativamente na televisão.

“Não poderia haver um momento mais apropriado para revisar este período da história recente”, afirmou Cate, citada em um comunicado divulgado na terça-feira, 30. “Não poderia ser um assunto mais relevante do que hoje em dia.”

Blanchett vive Phyllis Schlafly, uma ativista conservado­ra, conhecida por sua oposição ao feminismo e por seu papel crucial na derrota da Emenda de Igualdade de Direitos (Equal Rights Amendment/ERA), na década de 1970.

Depois de ser aprovada no Congresso e enviada aos estados para a sua ratificaçã­o, a ERA não conseguiu, até 1982, quando venceu o prazo, obter o apoio necessário de 38 estados para entrar na Constituiç­ão. Feministas. “Através dos olhos das mulheres dessa época – tanto de Schlafly como das feministas Gloria Steinem, Betty Friedan, Shirley Chisholm, Bella Abzug e Jill Ruckelshau­s –, a série explora como um dos campos de batalha mais duros nas guerras culturais dos anos 1970 ajudou a dar origem ao movimento conservado­r Maioria Moral e mudou para sempre a nossa paisagem política”, assinalou em comunicado a cadeia FX, que produzirá o programa.

Vencedora do Oscar por Blue Jasmine (2013) e Carol (2015), a australian­a trabalhou recentemen­te em Thor: Ragnarok, Oito Mulheres e um Segredo e O Mistério do Relógio na Parede, ainda em cartaz em São Paulo.

Outros grandes nomes do universo de Hollywood que decidiram entrar na televisão, que goza de grande popularida­de pela qualidade de suas produções, incluem Meryl Streep, Tom Hardy e ainda Julia Roberts.

 ?? DANNY MOLOSHOK/REUTERS ?? A atriz. Produção explora momento crucial dos anos 1970
DANNY MOLOSHOK/REUTERS A atriz. Produção explora momento crucial dos anos 1970

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil