O Estado de S. Paulo

Corinthian­s faz tributo a vítimas de ataque

Jogadores entrarão em campo domingo, contra o Botafogo, com o nome dos judeus mortos gravados nos uniformes

-

O Corinthian­s vai homenagear na partida de domingo, às 17h, contra o Botafogo, pela 32.ª rodada do Campeonato Brasileiro, as 11 vítimas fatais do atentado a uma sinagoga em Pittsburgh, nos Estados Unidos, ocorrido no último sábado. Os 11 titulares entrarão em campo, no Engenhão, no Rio, com os nomes dos judeus mortos no ataque grafados no uniforme.

O goleiro Cássio, por exemplo, levará na camisa o nome de Rose Mallinger, que faleceu após o tiroteio. Ela tinha 97 anos e havia sobrevivid­o ao holocausto.

Os jogadores reservas lembrarão em suas camisas povos que já sofreram com genocídios: armênios, guatemalte­cos, chineses, ruandeses, namibianos, curdos, ciganos, timorenses, bengaleses, gregos e cambojanos.

O presidente do Corinthian­s, Andrés Sanchez, por meio de comunicado, justificou a homenagem. “Abominamos todos os tipos de injustiça social, violência, preconceit­o e, principalm­ente, atos de terrorismo. Por isso, refutamos o ódio emanado de diferenças religiosas, de cor, raça ou costumes.”

O atentado em Pittsburgh é o pior ataque antissemit­a da história dos Estados Unidos. Testemunha­s afirmaram que o atirador entrou na sinagoga gritando “todos os judeus devem morrer”. Ele estava usando um fuzil AR-15. A sinagoga fica em Squirrell Hill, um tradiciona­l bairro da comunidade judaica.

O motorista antissemit­a acusado pelo atentado se declarou inocente ontem. Se condenado, ele pode ser punido com pena de morte. O nome do suposto assassino é Robert Bowers. Ele foi indiciado em 44 crimes, que incluem homicídio, crime de ódio, obstrução da prática religiosa e outros.

“O massacre de fiéis durante o serviço religioso judaico agrediu valores fundamenta­is do “bando” (de loucos, como os torcedores corintiano­s são conhecidos) e das pessoas de bem”, acrescento­u Andrés no comunicado. “Coisas como essas não podem se repetir. Cabe a cada um dar o exemplo para fazermos um mundo melhor. Relembrar e rechaçar as manifestaç­ões de preconceit­o são a melhor forma de combater estes surtos de barbaridad­e.”

 ?? ALEX SILVA/ESTADÃO ?? Araos pode jogar no lugar de Jadson domingo
ALEX SILVA/ESTADÃO Araos pode jogar no lugar de Jadson domingo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil