O Estado de S. Paulo

Doria põe vice na articulaçã­o do governo

Garcia vai comandar Secretaria de Governo; ex-chefe de gabinete do tucano, Wilson Pedroso também estará na gestão

- Pedro Venceslau Fabio Leite

O governador eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), escolheu seu vice, Rodrigo Garcia (DEM), para a Secretaria de Governo, órgão pelo qual passam todos os projetos do Executivo. Doria deve convidar para o secretaria­do nomes que não conseguiu levar para a Prefeitura da capital, em 2016.

O governador eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), escolheu seu vice, Rodrigo Garcia (DEM), para comandar a Secretaria de Governo, órgão responsáve­l por tocar a máquina do Estado e pelo qual passam todos os projetos do Executivo.

Ex-chefe de gabinete de Doria na Prefeitura e mais próximo auxiliar do tucano, Wilson Pedroso vai ter um posto-chave na administra­ção: ou a Secretaria da Casa Civil ou secretário particular do governador. Ele é um dos responsáve­is por coordenar a transição ao lado de Rodrigo Garcia.

Segundo interlocut­ores, o tucano já começou a fazer um esboço do seu secretaria­do e vai convidar quadros que não conseguiu emplacar na Prefeitura da capital em 2016.

O nome preferido de Doria para a Fazenda, por exemplo, é o da economista Ana Carla Abrão, que é conselheir­a do tucano e já foi secretária da Fazenda do governo de Goiás.

Em 2016, Ana Carla foi sondada para ocupar a mesma pasta na capital paulista quando o tucano foi eleito prefeito, mas ela declinou do convite. Em seu lugar, Doria convidou o economista Caio Megale, que permanece até hoje na gestão do prefeito Bruno Covas (PSDB).

Para a Secretaria da Educação, o educador Mozart Neves Ramos, ex-secretário em Pernambuco e diretor do Instituto Ayrton Senna, é o nome preferido dentro da equipe do futuro governo. Mozart também foi sondado pelo tucano em 2016.

Da mesma forma, Doria voltou a flertar com o médico e empresário Cláudio Lottenberg para comandar a Saúde. Ex-presidente do Hospital Albert Einstein e presidente da United Health, empresa que comprou a Amil, ele já havia sondado há dois anos para compor a equipe municipal.

Ex-secretário­s do governo Geraldo Alckmin (PSDB), o médico David Uip também é uma opção para a Saúde.

Kassab. Importante aliado da campanha de Doria, o ex-prefeito e ministro das Comunicaçõ­es, Gilberto Kassab (PSD), será convidado para comandar uma secretaria.

Outro cotado para integrar o secretaria­do é o empresário Julio Serson, ex de Relações Internacio­nais da Prefeitura. Na Comunicaçã­o, o atual subsecretá­rio municipal, Fábio Santos, pode trocar a Prefeitura pelo Estado.

Para tentar atrair o apoio do PSL, que elegeu a maior bancada na Assembleia Legislativ­a, com 15 deputados, a equipe de Doria cogita o nome de Frederico D’Ávila, eleito deputado estadual.

 ?? PAULO LOPES/FUTURA PRESS-14/10/2018 ?? Governo. Rodrigo Garcia vai chefiar secretaria pela qual passam os projetos do Executivo
PAULO LOPES/FUTURA PRESS-14/10/2018 Governo. Rodrigo Garcia vai chefiar secretaria pela qual passam os projetos do Executivo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil