O Estado de S. Paulo

Zema anuncia políticos para equipe de transição em Minas

Segundo governador eleito, comissão pode chegar a 20 integrante­s; coordenaçã­o do grupo será feita por vereador

- Leonardo Augusto ESPECIAL PARA O ESTADO BELO HORIZONTE

O governador eleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou ontem os primeiros nomes que vão integrar a sua equipe de transição. A coordenaçã­o do grupo será feita pelo vereador de Belo Horizonte Mateus Simões, do mesmo partido, que por ora terá a seu lado o economista Victor Cezarini, o empresário Victor Garizo Becho, o engenheiro Rodrigo Paiva – candidato derrotado ao Senado por Minas – e a advogada Luciana Lopes – que tentou e não conseguiu uma vaga na Câmara dos Deputados. Paiva e Luciana também são filiados ao Novo.

Zema afirmou que a comissão de transição irá aumentar nas próximas semanas, podendo chegar a 20 integrante­s, e que nenhum deles vai fazer parte do secretaria­do de governo. A decisão neste sentido foi tomada, segundo Zema, por questão de “isenção”.

“Achamos mais convenient­e. Quem é da transição vai ajudar só na transição”, disse Zema, acrescenta­ndo que todos são voluntário­s. O governador eleito voltou a dizer que todos os secretário­s vão passar pelo crivo de profission­ais de recursos humanos.

Atrasos. Ele afirmou ainda que o foco do grupo de transição será o levantamen­to da situação financeira do Estado, que tem parcelado o pagamento de salários dos servidores e atrasado o repasse de verbas para prefeitura­s. De acordo com a Associação Mineira de Municípios (AMM), a dívida somaria hoje R$ 8,1 bilhões.

“Sabemos que é muito crítico (a situação de caixa do governo estadual), que vai levar tempo para ser solucionad­o, mas não sabemos a profundida­de, porque muitas vezes alguma artifício contábil pode deixar a situação mascarada”, disse ele. Procurada, a assessoria do governo Fernando Pimentel (PT) não havia respondido até a conclusão desta edição.

 ?? RAMON BITENCOURT/O TEMPO-9/10/2018 ?? ‘Isenção’. Zema diz que integrante­s não ficarão no governo
RAMON BITENCOURT/O TEMPO-9/10/2018 ‘Isenção’. Zema diz que integrante­s não ficarão no governo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil