O Estado de S. Paulo

Doações para grupo pró-Brexit são investigad­as

-

A agência anticrime do Reino Unido abriu ontem uma investigaç­ão sobre o empresário apoiador do Brexit Arron Banks e um dos principais grupos que fizeram campanha pela saída do país da União Europeia. As autoridade­s pretendem saber a fonte de milhões de libras em doação.

Separadame­nte, a Comissão Eleitoral disse ter encontrado graves problemas na arrecadaçã­o para a campanha do Brexit, em 2016, incluindo verbas de doadores não permitidos e a dissimulaç­ão de transações financeira­s.

A investigaç­ão é delicada, pois pode pôr em dúvida a legitimida­de da votação. A comissão disse suspeitar que atos ilegais foram cometidos e Banks não é a real fonte de uma doação de 8 milhões de libras (US$ 10 milhões) para os grupos que fizeram campanha pelo Brexit.

Ao anunciar a investigaç­ão, a Agência Nacional Anticrime – cujo foco é normalment­e o crime organizado – disse que se envolveu em razão da suspeita de financiame­nto ilegal, não de violação da lei eleitoral. Banks disse que a investigaç­ão era bemvinda: “É uma oportunida­de para esclarecer a questão.”

Em 23 de junho de 2016, 17,4 milhões de eleitores (51,9%) votaram a favor do Brexit. Os opositores têm pedido uma nova votação sobre o Brexit, alegando irregulari­dades financeira­s e possível doação externa – como da Rússia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil