O Estado de S. Paulo

Conservado­ra fã de Bolsonaro quer ser presidente da Bolívia

Deputada Norma Piérola diz se inspirar no brasileiro para impedir Evo Morales de chegar ao 4º mandato

-

A deputada conservado­ra boliviana Norma Piérola costuma atacar os adversário­s com virulência. Ela chama Evo Morales de “ditador nazifascis­ta” e os correligio­nários do presidente da Bolívia de “corruptos e pilantras”. Piérola se declara fã incondicio­nal do presidente eleito brasileiro Jair Bolsonaro. Ele será a inspiração de Piérola, que ontem decidiu concorrer à presidênci­a da Bolívia, para tentar impedir que Evo obtenha um quarto mandato em 2019.

Ontem, ela agradeceu a Bolsonaro por “evidenciar os comportame­ntos criminais” dos ex-presidente­s brasileiro­s Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff e os “acordos internos e secretos” dos políticos do PT com Evo. Ela é apoiada por uma fração do nanico Partido Democrata Cristão (PDC).

Única mulher na disputa, a um ano das eleições, a “bolsonaris­ta” afirma que se lançou na corrida eleitoral com o objetivo de “reconstrui­r no país o respeito pleno à vida e à dignidade”. Segundo ela, a Bolívia não pode mais continuar nas mãos de um projeto de ditador”. A deputada ganhou notoriedad­e em 2015 ao recusar um cumpriment­o de Evo, que lhe havia estendido a mão.

Outra ala do PDC lançou Paz Zamora, o social-democrata que governou de 1989 a 1993. No começo de outubro, o ex-presidente Carlos Mesa, que governou de 2003 a 2005, também anunciou a candidatur­a. As sondagens mostram Mesa à frente de Evo, presidente desde 2006.

Mesa é o único, até o momento, visto como capaz de aglutinar a oposição. A Bolívia deve ir às urnas em outubro de 2019 para eleger presidente e vice. O Congresso bicameral também será renovado.

 ?? TWITTER/NORMAPIERO­LA - 1/11/2018 ?? Candidata. Norma Piérola quer ser a anti-Evo
TWITTER/NORMAPIERO­LA - 1/11/2018 Candidata. Norma Piérola quer ser a anti-Evo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil