O Estado de S. Paulo

Julia Roberts em tela pequena

Atriz estreia primeira série de sua carreira com ‘Homecoming’

- Mariane Morisawa ESPECIAL PARA O ESTADO

Julia Roberts é a mais nova estrela de Hollywood a se bandear para a tela pequena. O responsáve­l pelo feito é Sam Esmail, o criador de Mr. Robot, que leva para a Amazon Prime Video o mesmo clima de paranoia em Homecoming, que entra no ar nesta sexta-feira (2). “Fiz porque era o Sam Esmail”, resumiu a atriz, em entrevista em Los Angeles. Mas ela já era fã do podcast criado por Eli Horowitz e Micah Bloomberg, em que a série se baseia. “Os dois escreveram uma história de mistério clássica que também é um conto moral moderno”, disse Roberts. “E esse material nas mãos talentosas e estilosas de Sam parecia um lugar seguro para estar.”

Seu único pedido foi que Esmail dirigisse todos os dez episódios de cerca de meia hora cada – na televisão, é comum utilizar mais de um diretor. “Ter uma pessoa a cada semana tentando entender meu cérebro seria injusto com a sociedade”, disse a atriz, em tom de brincadeir­a. Para Esmail, foi perfeito. “Eu também prefiro dirigir tudo.” Mas ele evitou usar o clichê de que foi como rodar um filme. “Temos episódios bem definidos, com créditos no começo e no fim.” Roberts confessou que foi um desafio mental diário. “Eu amei. Muitas vezes foi o combustíve­l: quantas cenas vamos conseguir rodar amanhã?”

Em Homecoming, Julia Roberts interpreta Heidi Bergman, que trabalha numa empresa que acompanha soldados recém-chegados de zonas de combate tentando se readaptar à sociedade – um grande problema na sociedade americana. São rapazes como Walter Cruz (Stephan James, protagonis­ta de Se a Rua Beale Falasse, o novo filme de Barry Jenkins, ganhador do Oscar por Moonlight – Sob a Luz do Luar). Mas logo dá para perceber que há algo sombrio no ar. Colin (Bobby Cannavale), o chefe de Heidi, a pressiona para conseguir as informaçõe­s e fala de medicação. Também encontramo­s Heidi no futuro, trabalhand­o como garçonete numa lanchonete sem glamour. “Me interessou muito discutir o trauma”, disse Esmail. “Há duas reações: você tenta apagar ou enfrentar. Acho que é isso o que a série pergunta: se houver como apagar o trauma, isso cura ou é pior? No caso de Heidi, que está no papel de terapeuta, qual sua obrigação moral: esconder ou confrontar?”

Como em Mr. Robot, as grandes corporaçõe­s estão no centro da conspiraçã­o. “A arte é um sinal de seu tempo”, disse Esmail. “E eu acredito que há algo no ar sobre a ganância das empresas, especialme­nte desde o colapso financeiro de 2008, do qual ainda estamos nos recuperand­o. Quantos responsáve­is pela crise foram presos? Dá para contar numa mão. Não quero dizer que todas as empresas são vilãs, mas há uma falta de confiança no momento no capitalism­o em geral e em grandes corporaçõe­s especifica­mente.”

Visualment­e, Esmail também imprime sua marca. “Não queria simplesmen­te adaptar o podcast, mas encontrar uma maneira de contar visualment­e sem ser redundante. No podcast, em muitos momentos, como estamos contando algo que foi no passado, a tensão se perde. E na televisão podemos estar com os personagen­s nessa jornada. Então havia mais oportunida­des de suspense. O podcast tinha essa homenagem a Hitchcock, era uma oportunida­de divertida de usar o tom, a música.” Brian De Palma, seguidor de Hitchcock, também foi uma inspiração. Quando Heidi está no futuro, o formato de tela muda, ficando quadrado. “Ela não vê o panorama completo. Está encaixotad­a como personagem. Conforme ela descobre mais, isso muda.”

Apesar de Homecoming marcar a estreia de Julia Roberts numa série de televisão – ela tinha feito o filme The Normal Heart para a HBO –, a atriz não pensou muito no assunto. “Nem passou pela minha cabeça o aspecto tela grande-tela pequena. Minha televisão é bem grande”, disse a atriz, com um sorriso.

“Há uma falta de confiança no momento no capitalism­o em geral e em grandes corporaçõe­s especifica­mente”

Julia Roberts

 ?? AMAZON PRIME VIDEO ?? Roberts militante. “Eu acredito que há algo no ar sobre a ganância das empresas”, ela diz ao comentar o roteiro da série
AMAZON PRIME VIDEO Roberts militante. “Eu acredito que há algo no ar sobre a ganância das empresas”, ela diz ao comentar o roteiro da série

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil