O Estado de S. Paulo

Para Toffoli, juízes assumem sem experiênci­a

- Beatriz Bulla ENVIADA ESPECIAL / NOVA YORK

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, afirmou ontem que os juízes brasileiro­s assumem o cargo ainda jovens “sem ter socializad­o” e antes de adquirir “conhecimen­to da realidade”. O ministro participa nos Estados Unidos do evento II Law and Economics, organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em parceria com a Universida­de de Columbia. Toffoli não comentou a indicação do juiz Sérgio Moro para o Ministério da Justiça no futuro governo Jair Bolsonaro.

“Nós recrutamos juízes no Brasil que são recém-formados, 23, 24, 25 anos, sem experiênci­a de vida, sem socializaç­ão, o que significa que o juiz se socializa, conhece o mundo já tendo uma caneta com peso enorme de poder, mas ainda sem a socializaç­ão que lhe dá a devida responsabi­lidade”, afirmou Toffoli.

Toffoli defendeu a ênfase no diálogo com universida­des e a formação dos bacharéis de direito que vão assumir cargos públicos. “Aquele garoto se torna uma autoridade aos 25 anos de idade, que ainda não tem conhecimen­to geral do que é a realidade, ele ainda está se formando e passa a ter o poder de afastar uma lei, um contrato, em nome de princípios constituci­onais sem ter ideia do impacto daquele ato para toda a sociedade e não só para as partes que estão ali em um específico litígio”, afirmou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil