O Estado de S. Paulo

• Coluna do Estadão

- ANDREZA MATAIS TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/ COM NAIRA TRINDADE E JULIANA BRAGA. COLABORARA­M RAFAEL MORAES MOURA, RENATA AGOSTINI E TÂNIA MONTEIRO

As ações em que Jair Bolsonaro é réu por injúria e incitação ao estupro por ofender a deputada Maria do Rosário só devem ser analisadas após o mandato de presidente, avaliam integrante­s do STF.

As ações penais em que Jair Bolsonaro (PSL) é réu por injúria e incitação ao crime de estupro por ofender a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) devem ser analisadas apenas depois do mandato do futuro presidente da República, avaliam integrante­s do STF. O relator dos processos é o ministro Luiz Fux, que ainda precisa liberá-los para a revisora, ministra Rosa Weber, e só então o julgamento teria a data marcada. O caso está na Primeira Turma do STF, que realiza só mais sete sessões antes do início do recesso do tribunal, em 20 de dezembro.

» Restrição. A Constituiç­ão proíbe que o presidente da República seja responsabi­lizado por atos anteriores ao mandato. Depois que Bolsonaro assumir o comando do Planalto, em 1.º de janeiro de 2019, esses processos devem ser suspensos até o final do governo.

» Com a palavra. O caso Maria do Rosário chegou ao STF em dezembro de 2014. Procurado pela reportagem, o gabinete de Fux informou que os processos “estão sendo instruídos e serão colocados na pauta obedecendo à regra da ordem cronológic­a”.

» Resta um. Após uma primeira avaliação sobre os ministério­s, o time de Bolsonaro concluiu que a pasta da Defesa foi a menos afetada “pela gestão desastrosa do PT”. A vaga será ocupada pelo general Heleno.

» Na estante. Generais justificam que a “blindagem” se deve a muita leitura de livro de gestão, como os clássicos Quem mexeu no meu queijo e O Monge e o Executivo. Esse último, o preferido do futuro ministro.

» Desidratad­a. A Secretaria-Geral da Presidênci­a, uma espécie de prefeitura do Planalto, deve perder a gestão do PPI para o Ministério da Infraestru­tura. O advogado Gustavo Bebianno deve assumir a secretaria.

» Atalho. Amigo do presidente do Senado, Eunício Oliveira, o empresário Paulo Marinho pediu a ele um bom gabinete para Flávio Bolsonaro, de quem é suplente. Até agora, Eunício somente decidiu que vai mandar seu inimigo Cid Gomes para a ala do “baixo clero”.

» Quase dentro. Paulo Guedes disse a interlocut­ores que Rubem Novaes é um ótimo nome para o BNDES, mas ponderou que a decisão ainda não foi tomada.

» Tá fora. Já as especulaçõ­es de que Gustavo Marin, ex-Citibank, poderia presidir o Banco do Brasil são classifica­das pelo futuro ministro da Fazenda de Bolsonaro como fake news.

» Alô, tucanos. O governador eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), incluiu na agenda da próxima quarta-feira reunião com Bolsonaro em Brasília.

» Desce... Técnicos do TCU alertaram ministros de que unir a CGU ao Ministério da Justiça vai de encontro a normas internacio­nais de controle interno.

» ...redondo. Interlocut­ores de Moro rebatem dando como exemplo a Polícia Federal, que investiga até o presidente da República e é subordinad­a atualmente à pasta da Segurança Pública, o que não tira sua independên­cia.

 ?? TWITTER OG FERNANDES/ REPRODUÇÃO ?? » CLICK. O ministro do TSE Og Fernandes usou o perfil no Twitter para fazer enquete sobre o futuro do País. Dos 831 participan­tes, 77% disseram que estão otimistas.
TWITTER OG FERNANDES/ REPRODUÇÃO » CLICK. O ministro do TSE Og Fernandes usou o perfil no Twitter para fazer enquete sobre o futuro do País. Dos 831 participan­tes, 77% disseram que estão otimistas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil