O Estado de S. Paulo

Palmeiras bate Santos e dispara na liderança

Depois de fazer 2 a 0, time de Felipão cede empate, mas garante vitória e abre sete pontos no topo da tabela

- João Prata

Foi com certa dose de sofrimento, mas o Palmeiras venceu o Santos por 3 a 2 ontem, no Allianz Parque, espantou a tristeza pela eliminação na Copa Libertador­es, abriu sete pontos de vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro e, de quebra, confirmou vaga na próxima edição do torneio continenta­l.

Enquanto a chuva caiu no primeiro tempo, o time alviverde foi superior e abriu dois gols de vantagem com Dudu e Edu Dracena. Quando a água parou de cair, o Santos reagiu na etapa final e chegou a empatar com Copete e Dodô. A sorte do Palmeiras é que o goleiro Vanderlei falhou em cobrança de falta de longe de Victor Luis.

O resultado garantiu ao Palmeiras uma sequência de 17 jogos de invencibil­idade na competição nacional. Levou a equipe alviverde aos 66 pontos, com 20 de vantagem para o Santos, o sétimo colocado e primeira equipe fora do grupo da Libertador­es. Como faltam seis rodadas para o término do Brasileirã­o, o Palmeiras, de maneira inédita em sua história, selou pelo quarto ano consecutiv­o um lugar na principal competição do continente.

Mesmo com o resultado importante, Felipão reconhece que a maratona de jogos está prejudican­do o desempenho da equipe nos aspectos físico e mental. “Mesmo que sua equipe tenha um grupo qualificad­o, os cartões e as lesões vão modificand­o. E mais um detalhe: psicológic­o. Perde a semifinal da Copa do Brasil, perde a semifinal da Libertador­es... Mas os atletas estão enfrentand­o a situação com otimismo”, disse.

Para o técnico Cuca, o Santos levou o terceiro gol em uma jogada isolada, quando estava melhor na partida. “O jogo estava para nós. A fatalidade nos tirou os três pontos. A bola desviou na barreira, pegou um efeito contrário e acabou traindo o Vanderlei. Mas ele nos salvou muitas vezes, tem crédito”, avaliou o treinador.

Felipão optou por manter o rodízio na formação titular. Apenas Weverton, Bruno Henrique, Lucas Lima e Dudu seguiram na equipe. Com superiorid­ade, o Palmeiras abriu o placar com Dudu. Foi quando a chuva começou a apertar. Aos 39, após cobrança de escanteio, Edu Dracena subiu e marcou o primeiro gol dele com a camisa alviverde.

O Santos acordou na etapa final depois que Cuca colocou Bryan Ruyz e Copete em campo. Aos nove, o próprio Copete aproveitou vacilo de Dracena e fez. A pressão seguiu e os visitantes empataram com Dodô.

O Palmeiras finalmente voltou para o jogo e contou com uma falha de Vanderlei para ficar à frente. Victor Luis bateu falta de longe, a bola desviou e o goleiro aceitou. Na sequência, o time alviverde ficou com um a mais após expulsão de Diego Pituca por cotovelada em Scarpa. O Santos, então, perdeu a cabeça. Não conseguiu mais assustar. O Palmeiras tratou de se defender e confirmou o triunfo.

 ?? DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO ?? Líder. Palmeirens­es celebram vitória que coloca mais pressão nos rivais na briga pela taça
DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO Líder. Palmeirens­es celebram vitória que coloca mais pressão nos rivais na briga pela taça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil