O Estado de S. Paulo

Pantera Negra, o super-herói que fez história no cinemão

- Luiz Carlos Merten

Pantera Negra

BLACK PANTHER. (EUA, 2018.) DIR. DE RYAN COOGLER, COM CHADWICK BOSEMAN, MICHAEL. B. JORDAN, LUPITA NYONG’O.

Em 1992, então no auge, Wesley Snipes anunciou que queria fazer um filme com o Pantera Negra, mas o projeto demorou mais de 20 anos para se concretiza­r. Lançado no começo do ano, o blockbuste­r de Ryan Coogler virou um êxito planetário e um marco da inclusão racial no cinemão. A história da luta pelo poder no reino africano de Wakanda opõe os personagen­s de Chadwick Boseman, T’Challa/Pantera Negra, e Michael B. Jordan, N’Jadaka/Killmonger Stevens num relato cheio de colorido e musicalida­de, que termina com a dupla num duelo que vai além da habilidade física para assumir conotações mitológica­s. Contratado para compor a trilha, Ludwig Goransson buscou na África, em músicos senegalese­s e sul-africanos, a base para o seu trabalho, que resultou em temas tão fortes quanto All The Stars, The King Is Dead e Pray for Me.

De Mille, o mestre da Bíblia + sexo, e sua versão da vida de Moisés. A cena da abertura do Mar Vermelho fez sensação na época e até hoje não perdeu a capacidade de impression­ar.

O candidato da Venezuela a uma vaga no Oscar conta a história de outra mulher fantástica, a transexual Tamara Adrán. O filme acaba de estrear – dia 1.º – no Brasil.

 ?? MARVEL-DISNEY ?? Poder. Filme virou êxito planetário e um marco da inclusão no cinema
MARVEL-DISNEY Poder. Filme virou êxito planetário e um marco da inclusão no cinema

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil